Sainz lidera o último treino antes da classificação para o GP do Bahrein
Carlos Sainz colocou a Ferrari na frente no último treino livre antes da classificação para o GP do Bahrein. Na dobradinha espanhola, Fernando Alonso foi o segundo, com a Aston Martin, e Max Verstappen foi o terceiro. Os três ficaram separados por pouco mais de dois décimos de segundo.
Uma marca dessa sessão, que serve como uma prévia da definição do grid, foi a alta competitividade do pelotão, algo que já vinha marcando a F1 desde o ano passado nas classificações. A Red Bull dominou 2023, é claro, mas isso veio mais pelo ritmo de corrida do que pela velocidade máxima em uma volta rápida.
Fora da pista, as atenções estavam em cima de Christian Horner. O chefe da Red Bull foi liberado de uma investigação interna por comportamento inadequado com uma funcionária. Mas, na quinta-feira, o paddock da F1 foi surpreendido com o suposto vazamento das provas deste processo. A veracidade do material não foi confirmada, mas é claro que isso pressionou ainda mais o britânico. Ele chegou a estar normalmente na sua posição no pitwall da equipe, mas foi chamado durante a sessão para uma conversa com o chefe da FIA, Mohammad ben Sulayem.
FP3 CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) March 1, 2024
The two Spaniards lead the way ahead of the first qualifying of the season #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/KyJl9Oaj92
Nem a FIA, nem a F1, representada pelo CEO Stefano Domenicali, que não apareceu em público no paddock nos últimos dias, tomaram qualquer atitude a respeito da situação até o momento. A posição de ambos os lados era confiar no processo de investigação conduzido por um escritório independente contratado pela empresa Red Bull. Porém, com o vazamento, a situação pode mudar, até por pressão de patrocinadores.
Depois de um primeiro dia de treinos livres em que muitas equipes esconderam as cartas, usando configurações de motor mais conservadoras e mais combustível, o último treino livre antes da classificação foi marcado pelas simulações de volta mais rápida, especialmente na parte final.
As Aston Martin andaram muito bem por toda a sessão, e as Red Bull também aparentaram estar bem equilibradas. Após os treinos da quinta-feira, Max Verstappen tinha reconhecido que o time ainda não tinha encontrado o melhor equilíbrio para o carro.
A Ferrari apareceu bem apenas na parte final do treino. A falta de velocidade de reta da quinta-feira já indicava que eles não estavam usando tudo o que podiam em uma pista em que costumam andar bem.
A classificação para o GP de abertura da temporada da F1, no Bahrein, começa às 13h, pelo horário de Brasília. A corrida será no sábado, em uma programação diferença por conta do início do ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, maioria absoluta no Bahrein e na Arábia Saudita, que será o palco da segunda corrida, também no sábado, na semana que vem.
Deixe seu comentário