McLaren homenageia Gil de Ferran na abertura da F1: 'Sucesso se deve a ele'
A abertura da temporada da Fórmula 1, no Bahrein, também tem sido marcada pelas homenagens ao brasileiro Gil de Ferran, que faleceu de forma repentina ao passar mal no final do ano passado e era consultor do time britânico. Falando com exclusividade à coluna, o CEO da McLaren, Zak Brown, que trouxe o ex-piloto e chefe de equipe, falou sobre a importância de Gil para o renascimento da equipe nos últimos anos.
"Era um cara completo. Poderíamos colocá-lo em uma quantidade diversa de cenários e ele agregaria valor", definiu Brown. "Era um campeão, que sabia o que é ter sucesso sentado no cockpit e muita gente não sabia o quão técnico ele era. Então ele poderia participar de uma conversa técnica e entendê-la, e fazer com que as pessoas trabalhassem juntas em torno daquela tecnologia".
Brown lembrou que Gil também teve a vivência empresarial. "Ele também foi dono de uma equipe na Indy, ele fez de tudo, então conseguia entender a importância da parte comercial, a parte de ser dono de equipe. Ele era um cara muito íntegro e conseguia identificar as áreas em que tínhamos que melhorar, além de unir a equipe e fazer com que todos trabalhassem juntos."
Brown acredita que o trabalho iniciado por Gil, junto do engenheiro Peter Prodromou e do hoje chefe da equipe, Andrea Stella ainda em 2019 foi fundamental para as bases do crescimento que está sendo visto agora na equipe. "Acho que inclusive nossa vitória de 2021 é um reflexo de tudo o que fizemos entre 2020 e 2021, de mudar a unidade de potência, dentre outras coisas. Isso pode ser atribuído ao que Andrea, Peter e Gil fizeram do ponto de vista da liderança. E também queremos dedicar a nossa próxima vitória para ele porque ele fez parte disso."
Gil também servia como um canal entre os pilotos e engenheiros, como explicou Oscar Piastri também à coluna. "Eu não o conheci por muito tempo, mas o tempo que tive com ele foi incrível. Acho que ter apenas alguém que esteve em uma posição muito semelhante a mim e ao Lando. Ele entendia o que a gente estava passando e é sempre bom ter isso, ter aquelas dicas. E também era um cara muito legal para conversar. A influência dele vai fazer muita falta na equipe. E sim, foi um choque muito, muito grande. Estaremos correndo pela memória dele este ano e esperamos conseguir bons resultados para ele."
A McLaren tem uma homenagem a Gil de Ferran em seu carro nesta primeira corrida da temporada e circulou na equipe e no paddock um livro de condolências que será entregue à família do ex-piloto e empresário.
Racing alongside us. pic.twitter.com/J4YkLc34ax
-- McLaren (@McLarenF1) March 2, 2024
Nos testes de pré-temporada, Lando Norris usou um capacete com as mesmas cores usadas por Gil, e fez uma postagem sobre o brasileiro.
"Perdemos alguém muito especial para nós no final do ano passado, ele era um amigo querido e estava comigo desde que entrei na Fórmula 1. Alguém com quem não só tive muitas risadas e ótimos momentos, mas alguém que me ajudou dentro e fora da pista sempre que precisei."
A pista do Bahrein também homenageou o brasileiro, colocando seu nome na torre principal do circuito. O fundo soberano do Bahrein é sócio na McLaren, o que faz com que a empresa tenha um prédio dentro do autódromo. Nele, também há uma homenagem.
Deixe seu comentário