Alonso mostra melhora da Aston e lidera primeiro dia de treinos em Jeddah
Fernando Alonso liderou a sessão de treinos livres mais importante desta quinta-feira na Arábia Saudita, comprovando sua expectativa de que a Aston Martin poderia ter um ritmo melhor para uma volta lançada na veloz pista de Jeddah. George Russell foi o segundo com a Mercedes e Max Verstappen foi o terceiro com a Red Bull.
Essa não é uma pista tão favorável para a Red Bull quanto o palco da primeira corrida do ano da F1, no Bahrein. Mas, ainda assim, não dá para tirar o favoritismo do tricampeão mundial, até porque a Red Bull muitas vezes faz sua simulação de classificação, que definiu a ordem final dos carros nesta quinta-feira, com mais combustível ou com configurações de motor mais conservadoras.
Isso também é verdade para outras equipes, embora cada uma tenha sua própria configuração. Alonso já tinha ficado bem perto de Verstappen na primeira sessão de treinos livres, então sua performance neste primeiro dia de atividades de pista em Jeddah indica uma melhor adaptação da Aston Martin a essa pista em comparação com o Bahrein. Seu companheiro, Lance Stroll, fechou o dia com o sexto lugar. Porém, é sabido que a Aston Martin faz as sextas-feiras com menos combustível, então o resultado deste primeiro dia não significa que eles, de uma hora para a outra, estarão lutando pela pole.
FP2 CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) March 7, 2024
Should be an exciting qualifying day! #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/FXbLb1biqJ
Isso é interessante porque a equipe buscou, com o carro desse ano, corrigir deficiências que tinha em curvas de alta velocidade. A asa traseira que eles estão usando gera mais carga aerodinâmica que os rivais mais próximos, e isso é, por um lado, ruim para a velocidade de reta e, por outro, melhor para dar confiança aos pilotos nas curvas. E parece que isso tem funcionado.
É possível que as demais equipes mudem suas configurações para a classificação desta sexta-feira, que será disputada a partir das 14h, pelo horário de Brasília. Mesmo durante a segunda sessão de treinos livres, a Ferrari diminuiu ainda mais a carga aerodinâmica de sua asa traseira, indo em um caminho diferente da Aston.
Assim como Alonso, Russell andou entre os primeiros por todo o dia, enquanto Leclerc voltou a ter diferenças de temperatura entre os dianteiros direito e esquerdo, embora de maneira menos crítica do que aconteceu na primeira corrida do ano.
A McLaren era uma equipe que esperava crescer em Jeddah, mas eles parecem ainda não ter se acertado com a altura do carro. Lando Norris reclamou que o carro estava batendo demais no solo. Achar a altura correta em Jeddah, pista em que se ataca bastante a zebra, pode ser complicado. Sergio Perez, inclusive, reclamou do mesmo em sua Red Bull. Norris fechou o dia em 12º e Perez foi o quinto.
Especialmente o segundo treino livre também foi marcado por alguns incidentes em que pilotos mais lentos atrapalharam os que vinham em volta rápida. Isso é uma constante em Jeddah porque há várias curvas cegas, e é algo que pode gerar punições na classificação.
A segunda sessão de treinos livres chegou a ser atrasada em 10 minutos por conta de um problema no pitlane, mas isso não alterou a programação de 60 minutos de atividade de pista. Os pilotos têm mais uma chance de ir para a pista acertarem os carros para a classificação, com o terceiro treino livre começando às 10h30 da sexta pelo horário de Brasília.
Com a definição do grid nesta sexta-feira, o GP da Arábia Saudita tem largada também às 14h no sábado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.