Verstappen lidera 1º treino na Arábia Saudita seguido de perto por Alonso
Max Verstappen bem que avisou que queria focar em performance e não na confusão que se instaurou na Red Bull como consequência as investigações pelas quais o chefe Christian Horner passou no último mês por conduta imprópria com uma funcionária. E foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP da Arábia Saudita A segunda colocação ficou com Fernando Alonso, a 186 milésimos do tricampeão. E Sergio Perez, companheiro dele na Red Bull, foi o terceiro.
Foi uma sessão importante para a Mercedes entender se os problemas de resfriamento do motor que atrapalharam a corrida da equipe no Bahrein eram apenas uma questão de erro na configuração aerodinâmica ou se poderiam ser algo mais grave do projeto. A sessão foi disputada com quase 27ºC de temperatura ambiente, quase 10ºC a mais que a primeira corrida do ano. George Russell chegou a ficar em primeiro por um tempo, e depois caiu para quarto. Lewis Hamilton foi apenas o oitavo.
Além disso, a equipe testa uma nova asa traseira, assim como outras equipes do grid, incluindo a Red Bull. Trata-se de uma asa que gera menos resistência ao ar e é mais apropriada para o traçado de alta velocidade de Jeddah.
Na Ferrari, Carlos Sainz participou, mesmo ainda não estando 100% recuperado. O espanhol deixou o paddock antes de terminar seus compromissos na quarta-feira, e chegou pouco antes da primeira sessão de treinos livres. Ele foi o sexto colocado.
A Alpine até deu algum sinal de melhora, com Esteban Ocon terminando em 13º. Mas, efetivamente, a Alpine foi quem se classificou mais atrás dentre aqueles que usaram os pneus macios, então os problemas do time continuam mesmo em uma pista bem diferente do Bahrein.
A sessão em si correu sem grandes problemas, mesmo na desafiadora pista de Jeddah. Lance Stroll tocou o muro de leve em determinado problema, mas seguiu o treino normalmente. E Max Verstappen chegou a reclamar via rádio de inconsistências na entrega do motor. Semana passada, a reclamação era a respeito das descidas de marcha, e ele venceu, fez a volta mais rápida e liderou todas as voltas.
Outra reclamação foi de Leclerc, mas não em relação ao carro da Ferrari, que não apresentou a mesma diferença de temperatura entre dianteiro direito e esquerdo que atormentou a vida do monegasco na primeira corrida do ano. A "bronca" do piloto da Ferrari foi com a limpeza da pista. "Tem sacos plásticos em toda parte".
Os pilotos devem passar mais perto do muro na segunda sessão, que é mais representativa por ser realizada no mesmo horário da classificação da sexta e da corrida do sábado. Ela começa às 14h pelo horário de Brasília e às 20h locais, ou seja, quando já é noite em Jeddah e as temperaturas são mais baixas. É por isso, inclusive, que as equipes aproveitam essa segunda sessão para fazer simulações de classificação.
Deixe seu comentário