Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quem é o piloto de 18 anos que substituirá Carlos Sainz na Arábia Saudita

Carlos Sainz está fora do GP da Arábia Saudita depois de ter diagnosticada uma apendicite. Ele terá de passar por uma cirurgia de emergência e será substituído por Oliver Bearman, piloto de 18 anos, que se tornará o mais jovem da história a correr pela Ferrari.

Bearman é a um jovem talento britânico e inclusive tinha feito a pole position da Fórmula 2 nesta quinta-feira. Ele está em sua segunda temporada na principal categoria de acesso da F1 e é companheiro do aclamado Andrea Kimi Antonelli na Prema. Bearman foi chamado pela Ferrari por ser o piloto reserva da equipe Haas nesta etapa de Jeddah.

Isso porque os dois reservas da Ferrari, Antonio Giovinazzi e Robert Schwartzman, não estão presentes em Jeddah. O brasileiro Pietro Fittipaldi também é um dos reservas da Haas, mas está em St Petersburg para correr na Fórmula Indy. Ele se tornou titular na categoria neste ano e dividirá a reserva da Haas com Bearman ao longo da temporada.

Bearman tem experiência com carros de Fórmula 1, mas claro que não em situações competitivas. Ele participou de duas sessões de treinos livres com a Haas ano passado, também participou do teste de jovens pilotos ao final da temporada e fez testes privados, inclusive, com a Ferrari. No começo deste ano, ele andou com uma Ferrari de 2022, ou seja, tem experiência com um carro da equipe do atual regulamento.

Vale lembrar que a F1 só permite testes privados se eles forem conduzidos com carros de pelo menos dois anos atrás. Agora, Bearman se torna o primeiro britânico a correr pela Ferrari desde Nigel Mansell nos anos 1990. E ele é também o primeiro estreante a correr pela Ferrari desde 1972.

Para focar totalmente em sua estreia, Bearman não participará do restante do final de semana da F2, que faz a corrida sprint nesta sexta-feira e a principal no sábado. Como a classificação já foi realizada, a sua equipe, a Prema, correrá apenas com um carro.

Bearman já estava de sobreaviso devido à situação de Sainz e disse que estaria pronto para o desafio. Ele terá apenas uma sessão de treinos livres, de 1h, para se adaptar ao carro antes da classificação.

Sainz fez os treinos livres sem se sentir bem

Os problemas de Sainz já vinham de alguns dias. Na quarta-feira, ele tentou fazer suas atividades de mídia e marketing, mas teve que ir para o hotel mais cedo. Na quinta-feira, ele chegou na pista agasalhado, mesmo com os termômetros marcando perto de 30ºC em Jeddah, e fez as duas sessões de treinos livres com dificuldade.

Continua após a publicidade

"Tive 24 horas muito difíceis, para ser honesto. Estou feliz por conseguir fazer isso nesta quinta-feira e completar o plano de corrida, mas com certeza foi um dos meus dias mais difíceis em um carro de Fórmula 1 em um [circuito] de força G tão exigente."

Depois das sessões, ele disse que não tinha forçado muito o ritmo e tinha focado apenas em completar o programa da Ferrari. A ideia era se poupar para a classificação, que será disputada às 14h desta sexta-feira, pelo horário de Brasília.

Substituto acabou sendo contratado em 2023

O caso de Sainz lembra o que aconteceu com Alex Albon no GP da Itália de 2022. Ele também teve de remover o apêndice após fazer os dois primeiros treinos livres. Na ocasião, ele foi substituído por Nyck De Vries também logo antes da terceira sessão de treinos livres.

De Vries já era um piloto bem mais experiente do que Bearman e tinha participado da primeira sessão de treinos livres pela Aston Martin, como reserva. O holandês foi bem, pontuou na prova, e acabou entrando na lista de possíveis contratados pela então AlphaTauri. Rapidamente, De Vries se acertou com Helmut Marko e foi confirmado como titular da equipe para 2023.

Mas sua carreira como titular da F1, após anos como reserva e piloto de testes, não durou muito tempo. De Vries foi substituído antes do GP da Hungria por Daniel Ricciardo, que está na vaga até hoje.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.