Finlandês Bottas é adotado por australianos e vira astro de comerciais
"Como é correr em casa?", é a primeira pergunta que o finlandês Valtteri Bottas ouve ao iniciar os trabalhos do final de semana com uma coletiva de imprensa. Mas Bottas não está na Finlândia e, sim, a mais de 15 mil quilômetros de distância, em Melbourne, na Austrália, para a terceira etapa do campeonato da F1.
"É muito bom, tenho tido muito apoio", sorri o piloto da Sauber. "Quando me falaram que eu estava estampado nos cartazes de promoção da corrida, achei que era piada, mas quando eu cheguei aqui vi uma placa enorme comigo, Daniel [Ricciardo] e Oscar [Piastri, os dois representantes 'oficiais' da Austrália no grid] e achei muito bacana."
Albert Park pic.twitter.com/M8rsuMlVJ8
-- Valtteri Bottas (@ValtteriBottas) March 21, 2024
Bottas já venceu corrida na Austrália, em 2019, quando ainda estava na Mercedes. Mas sua fama no país não tem nada a ver com isso. Ele passou a frequentar o país e abraçou a cultura australiana depois que conheceu a ciclista Tiffany Cromwell, com quem namora desde 2020.
"Tenho a conexão por conta da minha cara metade ser australiana e passamos a maior parte das férias aqui. Gosto do estilo de vida, gosto das pessoas e isso faz com que esse GP seja muito único para mim agora."
Tanto, que Bottas virou até estrela de comercial em que celebra o estilo de vida australiano. Ele aparece vestido com uma roupa que mostra as marcas de sol de quem recentemente começou a competir em triatlos e fala das vantagens de dirigir na Austrália com um carro totalmente adaptado para parecer um local, com vara de pescar, equipamento para carregar sua bicicleta, pranchas, e até chinelos. A buzina tem som de pássaro e o carro tem até spray automático com repelente.
Meat pie warmer? ? Budgie Smuggler clothes line? ? Kookaburra horn? ?
-- Valtteri Bottas (@ValtteriBottas) March 20, 2024
Your first car could NEVER... So we made a second car that could. Purpose built for an Aussie road trip.@Uber_Australia #UberCarShare pic.twitter.com/2AkyvBYYUu
O jeito australiano está também no visual, com o cabelo pintado de loiro, curto nas laterais, e mais comprido na região do pescoço. "Foram eles que tiveram toda a ideia e, quando eu vi, pensei 'uau, para mim está ótimo'. Talvez fosse algo que eu não teria muita confiança para fazer antes. Mas acho que, com a idade e a experiência, aprendi a não me levar tão a sério."
Bottas busca seus primeiros pontos na temporada 2024. A Sauber está no meio de uma disputa bastante apertada com Williams, Haas, RB e Alpine, mas tem tido problemas sérios nos pit stops. " A equipe descobriu que estão havendo discrepâncias no equipamento que não apareceram antes por conta das temperaturas em que eles estavam fazendo os ensaios de pit stop", contou o finlandês. "Haverá melhorias para esta corrida, mas não é algo fácil de resolver. Quando isso for resolvido podemos ver qual é nosso ritmo real."
Ano passado, Bottas teve até sua própria área VIP em Melbourne, com o nome da marca de Gin que estava lançando. Desta vez, o 'australiano' Bottas ganhou o apoio até mesmo de seu companheiro, Guanyu Zhou, que o surpreendeu com uma homenagem no capacete que usará neste final de semana. O chinês colocou uma foto do companheiro entre os elementos australianos de seu desenho, ao lado de cangurus e coalas.
THIS IS SPEICAL. ????#AusGP #TeamZHOU pic.twitter.com/n76MbCJ9hc
-- ??? | Zhou Guanyu (@ZhouGuanyu24) March 21, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.