Lando Norris lidera primeira sessão de treinos complicada na Austrália
Lando Norris, da McLaren, começou o final de semana de GP da Austrália na frente, com o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres no circuito de Albert Park. Max Verstappen, da Red Bull, foi o segundo e George Russell, da Mercedes, foi o terceiro. Os carros voltam à pista na madrugada desta sexta-feira pelo horário de Brasília, a partir das 2h da manhã.
Voltando exatamente duas semanas após uma cirurgia de apêndice, Carlos Sainz foi o oitavo com a Ferrari. Ele disse que faria as duas sessões de treinos livres antes de bater definitivamente o martelo sobre disputar ou não o GP neste final de semana. Seu substituto na Arábia Saudita, Ollie Bearman, está na Austrália competindo na Fórmula 2 e é o reserva ferrarista.
Sainz teve um momento inusitado: os pilotos estavam fazendo fila para ir para a pista e foi tocado por Nico Hulkenberg, em baixa velocidade. Mas não houve danos para os carros.
O contato inicial dos pilotos com a pista australiana deixou claro qual a grande dificuldade deste final de semana: encontrar a altura certa para o carro ao mesmo tempo funcionar bem nas curvas de alta velocidade e estar alto o suficiente para os pilotos atacarem as zebras. Ainda mais com o vento, que mudou de direção ao longo da sessão.
E também é verdade que foram removidas algumas zebras altas, então os pilotos podem ter testado os novos minutos de pista. E vários acabaram perdendo o controle do carro e indo para a brita.
Que o diga Alex Albon, que teve uma forte batida depois que o assoalho do carro bateu na zebra e o tailandês perdeu o controle de sua Williams, gerando uma bandeira vermelha com 19 minutos para o final. Isso aconteceu instantes depois de George Russell quase perder sua Mercedes na chicane das curvas 9 e 10 e de Valtteri Bottas rodar, na mesma curva.
RED FLAG
-- Formula 1 (@F1) March 22, 2024
Alex Albon hits the wall and covers the track in debris
He is out of the car and reports he is OK on the radio #F1 #AusGP pic.twitter.com/VkaohbbwkW
Antes disso, Fernando Alonso já tinha perdido o controle de sua Aston Martin e saído da pista. O espanhol danificou seu assoalho e teve de trocá-lo, então a bandeira vermelha acabou fazendo com que ele não perdesse tanto tempo em relação aos rivais, que também precisaram ficar nos boxes enquanto os fiscais limpavam a pista. A sessão teve 11 minutos de bandeira vermelha e foi reiniciada com nove minutos para o final.
It's anything but easy out there
-- Formula 1 (@F1) March 22, 2024
Hamilton, Verstappen and Perez all have off-track moments in the final few minutes of FP1#AusGP pic.twitter.com/7tG1PRvUdV
Voltando à Mercedes, a maneira como Russell perdeu momentaneamente o controle do carro mostra que o time ainda tem o mesmo tipo de movimento na traseira em curvas de alta velocidade que prejudicaram a performance do carro na etapa anterior, na Arábia Saudita.
O time não levou atualizações para a terceira corrida do ano, ainda tentando entender se é possível encontrar algo na configuração do carro para melhorar a estabilidade.
Os pilotos também usaram a sessão para ter o primeiro contato significativo com o composto C5, que será o macio deste final de semana. Ele só estava disponível durante os testes de pré-temporada, mas não foi muito usado devido às características do asfalto mais abrasivo do Bahrein.
A Pirelli está levando para Melbourne pneus mais macios do que ano passado, na tentativa de aumentar as opções de estratégia, com mais degradação.
FP1 CLASSIFICATION (60/60 mins)
-- Formula 1 (@F1) March 22, 2024
Barely a tenth separates the top seven ⏱️#F1 #AusGP pic.twitter.com/PvJMazsExY
Deixe seu comentário