Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lando Norris lidera primeira sessão de treinos complicada na Austrália

Lando Norris, da McLaren, começou o final de semana de GP da Austrália na frente, com o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres no circuito de Albert Park. Max Verstappen, da Red Bull, foi o segundo e George Russell, da Mercedes, foi o terceiro. Os carros voltam à pista na madrugada desta sexta-feira pelo horário de Brasília, a partir das 2h da manhã.

Voltando exatamente duas semanas após uma cirurgia de apêndice, Carlos Sainz foi o oitavo com a Ferrari. Ele disse que faria as duas sessões de treinos livres antes de bater definitivamente o martelo sobre disputar ou não o GP neste final de semana. Seu substituto na Arábia Saudita, Ollie Bearman, está na Austrália competindo na Fórmula 2 e é o reserva ferrarista.

Sainz teve um momento inusitado: os pilotos estavam fazendo fila para ir para a pista e foi tocado por Nico Hulkenberg, em baixa velocidade. Mas não houve danos para os carros.

O contato inicial dos pilotos com a pista australiana deixou claro qual a grande dificuldade deste final de semana: encontrar a altura certa para o carro ao mesmo tempo funcionar bem nas curvas de alta velocidade e estar alto o suficiente para os pilotos atacarem as zebras. Ainda mais com o vento, que mudou de direção ao longo da sessão.

E também é verdade que foram removidas algumas zebras altas, então os pilotos podem ter testado os novos minutos de pista. E vários acabaram perdendo o controle do carro e indo para a brita.

Que o diga Alex Albon, que teve uma forte batida depois que o assoalho do carro bateu na zebra e o tailandês perdeu o controle de sua Williams, gerando uma bandeira vermelha com 19 minutos para o final. Isso aconteceu instantes depois de George Russell quase perder sua Mercedes na chicane das curvas 9 e 10 e de Valtteri Bottas rodar, na mesma curva.

Antes disso, Fernando Alonso já tinha perdido o controle de sua Aston Martin e saído da pista. O espanhol danificou seu assoalho e teve de trocá-lo, então a bandeira vermelha acabou fazendo com que ele não perdesse tanto tempo em relação aos rivais, que também precisaram ficar nos boxes enquanto os fiscais limpavam a pista. A sessão teve 11 minutos de bandeira vermelha e foi reiniciada com nove minutos para o final.

Continua após a publicidade

Voltando à Mercedes, a maneira como Russell perdeu momentaneamente o controle do carro mostra que o time ainda tem o mesmo tipo de movimento na traseira em curvas de alta velocidade que prejudicaram a performance do carro na etapa anterior, na Arábia Saudita.

O time não levou atualizações para a terceira corrida do ano, ainda tentando entender se é possível encontrar algo na configuração do carro para melhorar a estabilidade.

Os pilotos também usaram a sessão para ter o primeiro contato significativo com o composto C5, que será o macio deste final de semana. Ele só estava disponível durante os testes de pré-temporada, mas não foi muito usado devido às características do asfalto mais abrasivo do Bahrein.

A Pirelli está levando para Melbourne pneus mais macios do que ano passado, na tentativa de aumentar as opções de estratégia, com mais degradação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes