Verstappen lidera último treino antes da classificação para o GP do Japão
Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais veloz no último treino livre antes da classificação para o GP do Japão. A sessão ganhou importância depois que o segundo treino livre foi praticamente perdido por conta da chuva, então todos os pilotos fizeram as simulações de classificação e de corrida que costumam fazer na sexta-feira.
Seu companheiro Sergio Perez foi o segundo e George Russell, da Mercedes, foi o terceiro. A diferença entre os três foi de 0s355. Isso comprova o que Max Verstappen já tinha observado após o primeiro treino livre: as diferenças entre as equipes diminuíram em Suzuka, uma pista que premia os carros mais equilibrados. Nos últimos anos, a Red Bull tinha dominado na pista japonesa impondo margens maiores do que em outros circuitos.
E isso também foi verdade nas simulações de corrida. Especialmente Carlos Sainz fez uma boa simulação de corrida, até mais veloz que a dos pilotos da Red Bull, mas eles costumam fazer esse tipo de simulação com mais combustível e seguem favoritos para a prova.
Para a classificação, ficou faltando ver o que a Ferrari pode fazer, por uma falha da equipe. Eles soltaram pilotos tarde demais para fazer a simulação de volta lançada, e eles não passaram na linha de chegada à tempo de abrir uma volta. Isso deixou Charles Leclerc bastante irritado. "O que a gente está fazendo? Ficamos esperando um tempão no box e não tivemos tempo de abrir volta", reclamou via rádio.
Max Verstappen também reclamou via rádio, dizendo que a traseira do carro piorou quando ele fez a simulação de classificação, mas as equipes ainda podem fazer modificações antes da classificação, que começa às 3h da madrugada, pelo horário de Brasília.
Foi um treino importante especialmente para Daniel Ricciardo, que não andou na sexta-feira por ter cedido o cockpit para o japonês Ayumu Iwasa na primeira sessão e depois não andou na segunda. Ele chegou a rodar no início da sessão, em que estava usando pela primeira vez o novo assoalho da RB. E Fernando Alonso também estava tendo sua primeira experiência com o pacote extenso que a Aston Martin trouxe para o Japão e que só chegou durante a sexta-feira na pista.
You spin us right round, Daniel, right round
-- Formula 1 (@F1) April 6, 2024
The Honey Badger has a small spin at T1 and continues.#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/XdGfu05ssZ
Também foi uma sessão importante para Logan Sargeant, de volta à pista com a Williams depois de bater no primeiro treino livre. Os pilotos da Williams e da Alpine estão tendo de ser cuidadosos, já que as equipes não têm chassis reservas à disposição.
Não foi um treino livre fácil de navegar para as equipes que, mesmo sem praticamente terem andado na segunda sessão, tiveram que administrar os pneus macios que têm à disposição ao mesmo tempo em que faziam as simulações que deveriam ter sido feitas na sexta-feira. Após cada sessão, eles têm de devolver um número determinado de jogos de pneus e, como o GP do Japão sempre tem duas paradas, com preferência para o composto macio, eles acabam ficando com menos jogos disponíveis. É provável que as equipes tentem economizar um jogo de macios na classificação pensando na corrida.
FP3 ?
-- Formula 1 (@F1) April 6, 2024
Next up, qualifying ??#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/I9DQydqRjw
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.