Asfalto 'pintado' preocupa pilotos no retorno do GP da China após 5 anos
Quinta-feira antes de um GP é sempre dia dos pilotos darem uma volta a pé na pista ou com bicicletas com seus engenheiros para ver de perto como está a situação do asfalto, das zebras, das áreas de escape. E quem foi dar uma olhada na pista da China, que retorna ao calendário após cinco anos, voltou com uma dúvida: a pista estaria pintada em alguns trechos?
"Não sei se a FIA ou as equipes realmente entendem o que foi feito aqui. Se a pista foi totalmente recapeada ou se foi feito algum tratamento de betume. Certamente parece algo bem particular que não encontramos recentemente nos circuitos", disse Carlos Sainz.
O espanhol está mais ou menos correto, de acordo com as informações da FIA. A pista foi toda reasfaltada há pouco menos de dois anos, mas começou a apresentar algumas ondulações em alguns trechos, no início da volta e na curva 8. Quando a entidade fez suas vistorias nos últimos meses, foram pedidos reparos, que foram feitos com uma camada de betume, que atua como uma espécie de selador com o asfalto existente. É isso que está gerando a coloração diferente, o que deu aos pilotos a impressão de que alguns trechos estavam pintados.
Nenhuma outra pista do calendário tem algo semelhante, mas trata-se de uma técnica usada nas ruas tanto na China, quanto nos EUA, e por isso a solução foi aprovada pela FIA. Com o processo de emborrachamento, é esperado que esse betume se dissolva.
En esta foto se ve que algunas de las zonas que parecen reasfaltadas sólo son "pintadas" con alquitran o bitumen.#f1 # pic.twitter.com/zbvGBMkHdf
-- Albert Fabrega (@AlbertFabrega) April 18, 2024
De qualquer maneira, os pilotos vão para o treino livre que começa à 00h30 desta sexta-feira sem ter muitos dados sobre o asfalto, o que pode fazer com que as configurações que já vêm praticamente prontas de fábrica tenham que ser alteradas. E, como é um final de semana de sprint, eles só terão uma hora para acertar os carros.
"Um dos trechos mais difíceis do mundo"
A pista de Xangai já é complicada por natureza. Dependendo de como está a superfície, ela desgasta os pneus dianteiros primeiro ou os traseiros, e costuma haver muito granulamento. É um cenário parecido com o do GP da Austrália, quando Max Verstappen quebrou logo no início e Sainz venceu.
Antes disso, a Red Bull vinha tendo seu final de semana mais difícil até aqui. Perguntado pelo UOL Esporte se isso poderia se repetir neste GP, Max Verstappen demonstrou confiança. "Na Austrália, eu fiz mudanças no carro antes da classificação que melhoraram muito o desempenho e não tive a chance de mostrar isso na corrida. Então não acredito que será a mesma coisa. E também a pista tem mais curvas de baixa velocidade."
A pista também é complicada, principalmente nas duas primeiras curvas, que permitem várias linhas e abordagens diferentes. Estreantes em Xangai, Yuki Tsunoda e Oscar Piastri revelaram que tiveram trabalho para conseguir acertar essas duas curvas no simulador e até quem já esteve em Xangai algumas vezes sofreu. "Essa sequência é uma das mais difíceis do mundo porque é muito longa e é cega também. É muito difícil perder tempo ali."
Para completar, Alex Albon salientou que as pressões mínimas de pneu determinadas pela Pirelli estão bastante altas. Eles tiveram que ser conservadores também por não saberem exatamente o que os times vão encontrar. A pressão mais alta diminui a superfície de contato do pneu com o asfalto, mas preserva melhor sua integridade. Para os pilotos, isso significa a necessidade maior de cuidar das temperaturas e também para evitar escorregar nas curvas.
Formato da sprint muda novamente
O formato da sprint é outra novidade. Logo depois do treino livre será disputada a classificação da sprint que, como lembrou Pierre Gasly, é um pouco diferente da normal. "Vamos direto de ter só um treino livre para fazer a classificação com pneus diferentes do que costumamos usar. Vai ser um fim de semana cheio de oportunidades", acredita o francês, que busca os primeiros pontos do ano para ele e para a Alpine.
Gasly se refere à regra que obriga os pilotos a usarem pneus médios nas duas primeiras partes da classificação da sprint e somente libera os macios, que são geralmente usados para uma volta lançada, na parte final.
Por outro lado, uma regra que ajudava a movimentar as sprints foi alterada. Agora, será possível mexer na configuração do carro entre o final da sprint (que será realizada no sábado a partir da meia-noite) e o início da classificação (que começa às 4h da madrugada). Então, se uma equipe errar na configuração, tem outra chance de melhorar o desempenho.
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