Norris faz o melhor tempo em classificação cheia de surpresas para a sprint
Sob bastante chuva na China, Lando Norris fez a volta mais rápida e vai largar na frente na primeira sprint do ano. Lewis Hamilton vai largar em segundo, Fernando Alonso vai largar em terceiro. Líder do campeonato, Max Verstappen fez apenas o quarto tempo.
Mesmo antes da chuva, foi uma classificação para a sprint com algumas surpresas, como era de se esperar após apenas um treino livre de preparação, em uma pista na qual a F1 não corre há cinco anos.
George Russell, da Mercedes, ficou de fora da parte final da sessão e as duas Sauber entraram no top 10. E, a exemplo do que tinha acontecido no treino livre, a classificação da sprint teve que ser paralisada no final do SQ1 por um pequeno incêndio na grama da área de escape da curva 5. Segundo a FIA, esse fogo vem das faíscas levantadas pelos carros com o contato com o solo.
Enquanto a sessão estava paralisada, começou a chover levemente até que a pista estava bastante molhada na definição das dez primeiras posições.
A sprint tem largada à meia-noite deste sábado. Às 4h, será disputada a classificação para o GP do domingo.
#F1SPRINT QUALIFYING CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) April 19, 2024
That was fun! #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/sz1wJDtPym
SQ1: Russell sofre para seguir no classificatório
Na sessão que definiu os últimos colocados no grid da sprint, algumas surpresas. Estreante na China e vindo de corridas seguidas nos pontos e superando o companheiro Daniel Ricciardo Yuki Tsunoda fez o segundo pior tempo, atrás apenas de Logan Sargeant, mais um estreante.
Outra surpresa foi a posição de Esteban Ocon, 17º, atrás do companheiro Pierre Gasly. Ocon é a única Alpine com novo assoalho e chassi mais leve.
George Russell passou praticamente todo o SQ1 entre os últimos, e se salvou só na última volta. Lewis Hamilton também teve que usar dois jogos de pneus para se garantir na segunda parte da classificação da sprint.
SQ2: Zhou levanta a torcida na China
Primeiro chinês a correr em casa, Zhou Guanyu colocou a Sauber na décima colocação na sua primeira tentativa no SQ2, à frente da Mercedes de Russell, que seguiu com dificuldades, das duas Haas, da RB de Ricciardo e da Aston Martin e Lance Stroll, que tinha liderado o treino livre.
Logo depois que os pilotos terminaram suas primeiras tentativas, começou a chover. Quando ficou claro que a chuva tinha realmente apertado e ninguém conseguiria melhorar seus tempos, a torcida se levantou na arquibancada vibrando com o piloto local, que passou para a fase final da classificação da sprint.
A Sauber conseguiu colocar ambos os carros no top 10 da sprint, o que é particularmente bom para a equipe porque eles têm sofrido com a falta de consistência nos pit stops. E, na corrida curta, os pilotos não precisam trocar pneus.
SQ3: Festival de voltas deletadas e erros
A chuva apertou antes do início da parte final da classificação e havia pouca aderência. Tanto, que Charles Leclerc escapou da pista e tocou de leve o muro em sua volta de aquecimento de pneus. A pista foi melhorando ao longo da sessão, mas mesmo assim os pilotos estavam cometendo erros, saindo da pista, e tendo suas voltas deletadas.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberInters bolted on across the board but no one can find any grip, including Leclerc and Verstappen! #F1Sprint #ChineseGP pic.twitter.com/Zameisw0lS
-- Formula 1 (@F1) April 19, 2024
Isso aconteceu com Lewis Hamilton antes de ele fazer outra volta rápida e ficar com a pole provisória, já com o cronômetro zerado. Instantes antes, Verstappen vinha em uma volta muito forte até cometer alguns erros no último setor e também ter o tempo deletado. Ele conseguiu dar ainda outra volta, mas não foi o suficiente para brigar pela pole.
Lando Norris viveu uma montanha-russa nos instantes finais, tendo duas voltas deletadas em sequência. A segunda delas tinha sido suficiente para a pole, mas foi inicialmente deletada porque ele tinha saído da pista justamente na última curva na volta anterior.
Depois, os comissários entenderam que ele não teve vantagem com a saída de pista, já que chegou a passar pela brita, e reconsideraram sua volta. Com isso, ele vai largar na frente na sprint, a exemplo do que aconteceu no GP de São Paulo do ano passado.
Deixe seu comentário