Norris faz o melhor tempo em classificação cheia de surpresas para a sprint
Sob bastante chuva na China, Lando Norris fez a volta mais rápida e vai largar na frente na primeira sprint do ano. Lewis Hamilton vai largar em segundo, Fernando Alonso vai largar em terceiro. Líder do campeonato, Max Verstappen fez apenas o quarto tempo.
Mesmo antes da chuva, foi uma classificação para a sprint com algumas surpresas, como era de se esperar após apenas um treino livre de preparação, em uma pista na qual a F1 não corre há cinco anos.
George Russell, da Mercedes, ficou de fora da parte final da sessão e as duas Sauber entraram no top 10. E, a exemplo do que tinha acontecido no treino livre, a classificação da sprint teve que ser paralisada no final do SQ1 por um pequeno incêndio na grama da área de escape da curva 5. Segundo a FIA, esse fogo vem das faíscas levantadas pelos carros com o contato com o solo.
Enquanto a sessão estava paralisada, começou a chover levemente até que a pista estava bastante molhada na definição das dez primeiras posições.
A sprint tem largada à meia-noite deste sábado. Às 4h, será disputada a classificação para o GP do domingo.
#F1SPRINT QUALIFYING CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) April 19, 2024
That was fun! #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/sz1wJDtPym
SQ1: Russell sofre para seguir no classificatório
Na sessão que definiu os últimos colocados no grid da sprint, algumas surpresas. Estreante na China e vindo de corridas seguidas nos pontos e superando o companheiro Daniel Ricciardo Yuki Tsunoda fez o segundo pior tempo, atrás apenas de Logan Sargeant, mais um estreante.
Outra surpresa foi a posição de Esteban Ocon, 17º, atrás do companheiro Pierre Gasly. Ocon é a única Alpine com novo assoalho e chassi mais leve.
George Russell passou praticamente todo o SQ1 entre os últimos, e se salvou só na última volta. Lewis Hamilton também teve que usar dois jogos de pneus para se garantir na segunda parte da classificação da sprint.
SQ2: Zhou levanta a torcida na China
Primeiro chinês a correr em casa, Zhou Guanyu colocou a Sauber na décima colocação na sua primeira tentativa no SQ2, à frente da Mercedes de Russell, que seguiu com dificuldades, das duas Haas, da RB de Ricciardo e da Aston Martin e Lance Stroll, que tinha liderado o treino livre.
Logo depois que os pilotos terminaram suas primeiras tentativas, começou a chover. Quando ficou claro que a chuva tinha realmente apertado e ninguém conseguiria melhorar seus tempos, a torcida se levantou na arquibancada vibrando com o piloto local, que passou para a fase final da classificação da sprint.
A Sauber conseguiu colocar ambos os carros no top 10 da sprint, o que é particularmente bom para a equipe porque eles têm sofrido com a falta de consistência nos pit stops. E, na corrida curta, os pilotos não precisam trocar pneus.
SQ3: Festival de voltas deletadas e erros
A chuva apertou antes do início da parte final da classificação e havia pouca aderência. Tanto, que Charles Leclerc escapou da pista e tocou de leve o muro em sua volta de aquecimento de pneus. A pista foi melhorando ao longo da sessão, mas mesmo assim os pilotos estavam cometendo erros, saindo da pista, e tendo suas voltas deletadas.
Inters bolted on across the board but no one can find any grip, including Leclerc and Verstappen! #F1Sprint #ChineseGP pic.twitter.com/Zameisw0lS
-- Formula 1 (@F1) April 19, 2024
Isso aconteceu com Lewis Hamilton antes de ele fazer outra volta rápida e ficar com a pole provisória, já com o cronômetro zerado. Instantes antes, Verstappen vinha em uma volta muito forte até cometer alguns erros no último setor e também ter o tempo deletado. Ele conseguiu dar ainda outra volta, mas não foi o suficiente para brigar pela pole.
Lando Norris viveu uma montanha-russa nos instantes finais, tendo duas voltas deletadas em sequência. A segunda delas tinha sido suficiente para a pole, mas foi inicialmente deletada porque ele tinha saído da pista justamente na última curva na volta anterior.
Depois, os comissários entenderam que ele não teve vantagem com a saída de pista, já que chegou a passar pela brita, e reconsideraram sua volta. Com isso, ele vai largar na frente na sprint, a exemplo do que aconteceu no GP de São Paulo do ano passado.
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Lucelino da Costa Laranjeira
Tendi, ele saiu mas não saiu. Tem os que saem da pista e saem, tem outros que saem mas não saem. A F1 também tem seu VAR.