Único treino livre do GP da China tem fogo na grama e Stroll na frente
Lance Stroll foi o mais rápido na única sessão de treino livre do GP da China, com Oscar Piastri em segundo e Max Verstappen em terceiro. O top 3 diferente teve a ver com a alta evolução da pista: quem marcou a volta rápida com pneu macio por último, teve bastante vantagem. As Haas, por exemplo, se colocaram em quinto e sexto lugares.
Agora, os times terão poucas horas para se preparar para a classificação da sprint, que será realizada a partir da meia-noite do sábado. Essa é a primeira sprint do ano, com uma nova programação. E também é a primeira vez em cinco anos que a F1 corre na China.
Os pilotos já não tinham muito tempo para se reparar para a classificação e ainda perderam tempo no treino livre, que foi interrompido por um pequeno incêndio na grama na área de escape. Não se sabe ainda o que causou o fogo, algo bastante inusitado.
FP1 CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) April 19, 2024
Stroll tops the only practice session of the weekend
Next up #F1Sprint qualifying #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/dvUe0oCg0s
O tratamento diferente feito para resolver problemas de ondulação da pista, que tinha chamado a atenção dos pilotos na quinta-feira, acabou não causando problemas visíveis de aderência. O tipo de betume usado para grudar uma camada de asfalto na outra é algo comum na China e nos EUA, mas nunca tinha sido usado em uma pista de F1 antes.
Porém, os carros pareceram saltar em alguns momentos. Como os carros do atual regulamento da F1 precisam andar muito próximos ao solo, eles são mais sensíveis a ondulações.
De olho na Alpine de Ocon
Com o formato sprint, poucas equipes aproveitaram o GP da China para trazer novidades para os carros. A grande diferença se nota na Alpine de Esteban Ocon, que tem um novo assoalho. O francês está correndo com o terceiro chassi do time, que faz a estreia neste fim de semana. Além de ter as peças novas, esse carro também é mais leve do que a versçao antiga, usada por Pierre Gasly. Na próxima corrida, em Miami, ambos terão a versão atualizada. A Alpine correu as quatro primeiras provas em o chassi reserva, após um erro de cálculo em dezembro.
Ocon terminou a sessão em sétimo, enquanto Gasly foi o último. O francês, contudo, teve problemas na insulação de seu sistema de baterias.
A Mercedes trouxe uma pequena aleta no halo, mas sem esperar uma grande melhora. E ela realmente não veio, com Lewis Hamilton reclamando via rádio que o carro "está muito ruim". A Mercedes esperava andar na frente da McLaren neste GP, já que o time inglês deve sofrer nos trechos mais lentos da pista, mas eles foram um pouco mais lentos que Lando Norris antes das simulações de classificação, que a dupla da Mercedes não fez, assim como o piloto inglês, o que explica as posições mais para o final da tabela.
Deixe seu comentário