Sprint foi agressiva e teve briga forte pelo pódio. E o que esperar do GP?
A pista de Xangai costuma gerar corridas boas e a sprint já deu uma demonstração disso, com um final eletrizante, com uma briga entre cinco pilotos pelo terceiro lugar. Que só não foi pela vitória porque Max Verstappen teve seu melhor ritmo das cinco primeiras etapas do ano: de acordo com os rivais, a vantagem real passou de 1s por volta na corrida curta disputada neste sábado.
A regra do final de semana de sprint mudou e as equipes podem mudar a configuração dos carros da sprint para o GP, mas é claro que ninguém nem sonha em recuperar tanto terreno. E a Red Bull ainda conseguiu colocar Sergio Perez na segunda colocação, fechando a primeira fila da corrida que começa às 4h da madrugada, pelo horário de Brasília.
Eles vão ter a corrida particular na frente, enquanto se desenha mais um capítulo interessante da intensa disputa entre a Ferrari, que neste final de semana não está aparecendo como a clara segunda força como em outros circuitos, McLaren e Aston Martin.
GP deve ter muitas paradas nos boxes e ultrapassagens
As condições climáticas têm mudado bastante de um dia para o outro na China, com a sexta-feira chuvosa, o sábado com períodos de vento forte, e a expectativa de um domingo com a temperatura da pista mais alta. Isso afeta difetamente as estratégias.
As equipes escolheram caminhos diferentes até aqui. A maioria guardou pneus médios e duros, mas a Mercedes, por exemplo, usou um de seus dois jogos de duros e guardou macios. A Red Bull já usou todos os macios. A McLaren e a Aston Martin guardaram menos médios que a Mercedes. Essas linhas diferentes de pensamento de como atacar o final de semana de sprint, principalmente em uma pista na qual a F1 não corria desde 2019, vai misturar as estratégias.
E, quando há estratégias diferentes em uma pista na qual é fácil ultrapassar, isso aponta para uma corrida com mais paradas. Até porque não faz sentido ficar lento na pista, perdendo posições, para fazer uma parada a menos, como acontece em pistas mais travadas.
A pista da China tem o recorde de ultrapassagens em uma corrida no seco, 161 manobras em 2016. Foi algo bem particular, com carros terminando a primeira volta fora de suas posições normais, mas de qualquer maneira é de se esperar uma corrida com um número de ultrapassagens mais alto que a média.
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-- Formula 1 (@F1) April 20, 2024
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Mesmo sem a estratégia entrar em jogo, já que não há paradas para trocas de pneus na sprint, já houve muita movimentação na sprint. A pista da China é muito particular, forçando muito os pneus dianteiros, então muitas vezes é difícil encontrar o melhor acerto. E o traçado oferece a chance dos pilotos usarem linhas diferentes.
Foi por conta disso que vimos muita agressividade nas disputas da sprint. Perguntado pelo UOL Esporte se espera algo semelhante na corrida, Carlos Sainz disse que talvez os pilotos se acalmem um pouco. "Tenho visto que todo mundo fica mais agressivo no final das sprints, até porque não são muitos pontos que você perde se acontecer alguma coisa. Mas tenho certeza de que vai ser mais uma grande disputa, como tem sido nesta temporada. O nível de pilotagem está muito alto neste ano."
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