Como piloto da Haas está perto de levar gancho na F1 depois do GP de Miami
Kevin Magnussen chegou a Miami ainda se recuperando depois de ficar doente na volta do GP da China. E deve ter saído da sexta etapa do campeonato se lamentando por ter se esforçado para correr, após receber um total de cinco pontos de punição em dois dias, e ficar a dois de ser suspenso por uma corrida.
Esses pontos de punição funcionam da seguinte maneira: os comissários podem optar por dar pontos juntamente de punições que geram perda de tempo para o piloto por infrações cometidas na pista. Em infrações mais leves, ele pode escapar de levar pontos. E o normal é levar um ou dois por infração.
Cada um desses pontos fica valendo por 12 meses. E se o piloto chegar a 12 pontos em 12 meses, a suspensão é automática.
Magnussen seria o primeiro suspenso desde Grosjean
Isso nunca aconteceu na F1 desde que a regra foi criada. O último piloto suspenso foi Romain Grosjean, em 2012, antes da adoção desse sistema. Na ocasião, ele causou um acidente de grandes proporções na primeira volta do GP da Bélgica e já era reincidente, então a regra da pontuação foi pensada justamente para punir a reincidência de infrações em um período de tempo.
Falando em reincidência, Magnussen levou quatro punições apenas durante as 19 voltas da sprint, no sábado, e três pontos em sua superlicença. Tudo porque ele estava tentando impedir que os rivais chegassem no companheiro Nico Hulkenberg e usou o que chamou de "táticas estúpidas", tentando atrapalhar principalmente Lewis Hamilton, que vinha logo atrás.
Por algumas vezes, ele atrasou ao máximo a freada, saindo da pista na chicane, para só assim conseguir ficar na frente de Hamilton. Levou três punições por isso e uma quarta por ter passado dos limites de pista repetidamente.
Como Magnussen levou seus 10 pontos de punição
Em termos de pontos, ele levou três no sábado. Foi uma situação semelhante ao que tinha acontecido no GP da Arábia Saudita, quando ele também estava tentando evitar que rivais chegassem em Hulkenberg e foi considerado culpado por causar uma colisão com Alex Albon. Foram seus primeiros três pontos.
Magnussen levou outros dois pontos por ter tocado em Yuki Tsunoda no GP da China, causando uma rodada do japonês.
E, no GP de Miami, no domingo, ele levou outros dois, novamente por causar uma colisão, desta vez com Logan Sargeant.
Isso elevou seu total para dez pontos, com 18 GPs para o final da temporada, e só pode ser explicado pela frustração do dinamarquês, que não precisava ter arriscado tanto, ainda mais sabendo de sua situação.
Magnussen tem sido mais lento que o companheiro Hulkenberg, especialmente em classificações. Largando mais atrás, ele acaba servindo de escudeiro para garantir que a equipe marque pontos que serão importantes mais adiante na temporada, já que a Haas não tem a capacidade de desenvolver o carro no mesmo nível de seus rivais diretos.
Quem ficaria com a vaga de Magnussen?
A suspensão automática seria de apenas uma corrida e o substituto mais provável seria Oliver Bearman, que vai fazer seis sessões de treinos livres neste ano pela Haas e está muito cotado para ficar com uma das vagas do time no ano que vem. O brasileiro Pietro Fittipaldi também é piloto reserva da equipe, mas é titular na Indy ao mesmo tempo e estará disponível para a Haas em provas do segundo semestre.
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Quero receberA situação de Magnussen é a mais delicada de um piloto desde a introdução desta regra porque todos os dez pontos foram somados em um espaço de dois meses. Ou seja, ele estará pendurado por todas as 18 corridas deste ano e até março do ano que vem, se continuar na F1 em 2025.
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