GP da Emilia Romagna: datas, horários e tudo sobre a 7ª etapa da F1 em 2024
Na volta da Fórmula 1 ao circuito de Imola depois de dois anos, já que a etapa do ano passado foi cancelada devido às fortes chuvas que atingiram a região da Emilia Romagna, a grande expectativa é para o salto que a Ferrari dará com o extenso pacote de mudanças que traz para a sétima etapa do campeonato.
O carro foi fortemente revisado, buscando um equilíbrio melhor entre a necessidade de refrigeração e os ganhos aerodinâmicos que as superfícies podem gerar. A expectativa ficou ainda maior depois que a McLaren demonstrou com o upgrade trazido para Miami que ainda é possível ter ganhos significativos dentro desse regulamento. Há pouco menos de duas semanas, Lando Norris conquistou sua primeira vitória com uma ajuda do Safety Car, mas também mostrando forte ritmo.
Não é só a Ferrari que trará mudanças. A Red Bull também terá novidades, ainda que não tão importantes, e várias equipes do grid vão aproveitar Imola, a primeira corrida europeia da temporada e também a primeira prova sem sprint desde o início de abril, para estrear novas peças.
Como acompanhar o GP da Emilia Romagna:
Sexta-feira, 17 de maio
Treino livre 1, das 8h30 às 9h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Treino livre 2, 12h às 13h: BandSports, BandPlay e site da Band
Sábado, 18 de maio
Treino livre 3, das 7h30 às 8h30: BandSports, BandPlay e site da Band
Classificação, das 11h às 12h: TV Band, BandSports, BandPlay e site da Band (transmissão começa 10h30)
Domingo, 19 de maio
Corrida, a partir das 10h: TV Band, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa às 9h)
Raio-X do circuito de Imola
Distância: 4909 m
Número de voltas: 63
Recorde em corrida: 1min14s484 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2020)
DRS - 1 zona
Detecção antes da curva 16 e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Como foi em 2022
Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min27s999 (chuva)
Pódio
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) 1h32min07
2º Sergio Perez (MEX/Red Bull) +16s527
3º Lando Norris (ING/McLaren) +34s834
Características da pista de Imola
É um traçado em que a precisão do piloto é muito importante, nas linhas e nas freadas, já que é um circuito bastante estreito e sem muito espaço para erros, ainda mais agora que mais britas foram instaladas nas áreas de escape, substituindo asfalto. A classificação também promete ser importante justamente por isso: é difícil encontrar um espaço para passar na corrida.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO circuito se tornou mais rápido com as últimas reformas, embora seja considerada uma pista de média velocidade no geral. Em comparação com ao traçado que estava no calendário até 2006, a Variante Bassa foi removida, fazendo com um longo trecho, da curva Rivazza à Tamburello, seja feito de pé embaixo.
Pilotos e equipes estarão de olho no tempo neste fim de semana, já que há previsão de chuva em algum momento em todos os dias. Nos últimos dois anos, choveu em Imola e ficou claro que o asfalto demora para secar. Principalmente se as temperaturas estiverem mais baixas. Apesar da corrida ser em maio desta vez, em teoria é mais quente que abril, a previsão é de que os termômetros não passem dos 22ºC neste fim de semana.
Curiosidades sobre o GP da Emilia Romagna
A pista de Imola ficou marcada na história do automobilismo pelo acidente fatal de Ayrton Senna, em 1994, na curva Tamburello (que hoje é uma chicane). Nelson Piquet já tinha se acidentado na mesma curva em 1987. E o austríaco Roland Ratzenberger também perdeu a vida na pista de Imola em 1994, um dia antes de Senna, em um final de semana que entrou para a história como um dos piores da história da F1, em uma época na qual a categoria já não convivia com fatalidades como antes.
A pista foi inaugurada em 1950 e não tinha o mesmo nome de hoje: Enzo e Dino Ferrari. Enzo é o fundador da Ferrari e Dino era o apelido de seu filho, Alfredo, que teve distrofia muscular e morreu quando tinha 24 anos. O circuito era chamado simplesmente de Autódromo de Santerno, referência a um rio que passa próximo. Ele passou a se chamar apenas Dino Ferrari em 1970, e o nome de Enzo só foi adicionado após sua morte, em 1988.
Ainda que o nome da pista faça referência à Ferrari, o time de F1 mais próximo da pista na verdade é a AlphaTauri, que utiliza as instalações da antiga Minardi, na cidade de Faenza. Imola e Faenza são vizinhas. A fábrica da equipe fica a apenas 14km do autódromo.
Deixe seu comentário