McLaren correrá com as cores do Brasil no GP de Mônaco em tributo a Senna
A McLaren trocará o laranja pelo verde, amarelo em azul neste fim de semana em homenagem aos 30 anos do legado de Ayrton Senna. A equipe escolheu o GP de Mônaco para celebrar o piloto que defendeu o time entre 1988 e 1993 e isso não é coincidência: Senna ainda é o recordista de vitórias no Principado, com seis primeiros lugares, sendo cinco deles com a McLaren.
Senna teve ainda outros momentos marcantes em Mônaco, com o segundo lugar com a pista encharcada logo em sua primeira temporada, com a Toleman, em 1984. Aquela corrida é apontada por muitos como a primeira em que o brasileiro mostrou na F1 o motivo de ser tão badalado nas categorias de base.
Em 1988, sua volta mais rápida na classificação é tida como a maior pole position da história, e impressiona os pilotos até hoje. No último final de semana, em Imola, outro evento marcado por homenagens, já que foi na pista italiana que Senna sofreu seu acidente fatal, Yuki Tsunoda disse que Senna parece "pilotar um F1 daquela época, tirando a mão do volante para trocar marcha toda hora, como se estivesse em um carro atual" naquela pole position.
Então, nada mais adequado do que homenagear Senna em sua "casa" e também com as cores que sempre teve orgulho de carregar consigo, como explicou a equipe à coluna. Como a ideia era fazer um tributo ao piloto e não apenas relembrar a época em que ele corria pela McLaren, o time preferiu não remeter à pintura usada nos anos dos três títulos mundiais do brasileiro, todos eles conquistados pelo time. Senna ainda hoje é o piloto mais vencedor da história da McLaren.
Além da pintura no carro, a garagem também vai mudar de visual para acompanhar a homenagem, assim como os macacões dos pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, e de todos os funcionários da equipe. E eles vão brigar para que a McLaren volte a vencer no Principado, até porque o time vem crescendo principalmente depois das novidades que trouxeram para o carro no GP de Miami, há pouco mais de duas semanas.
A iniciativa tem o apoio da Senna Global, empresa controlada pela família do piloto, e inclui ainda a fabricação de uma McLaren Senna pintada à mão especialmente para marcar a ocasião, além de uma linha de produtos de merchandising.
"A equipe tem orgulho de reconhecer e celebrar o extraordinário legado de vida e corrida de Ayrton Senna com esta pintura da McLaren. Senna continua reverenciado e respeitado como o maior ícone da Fórmula 1 e o piloto mais condecorado da McLaren. Seu impacto na McLaren é enorme, não apenas através de seu histórico de corrida, mas também sua presença dentro da equipe, e agora seu legado, por isso é uma honra correr para ele em seu circuito de maior sucesso nas cores verde, amarelo e azul", disse o CEO da McLaren, Zak Brown.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.