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Red Bull renova com Perez por mais dois anos por busca de estabilidade

A Red Bull anunciou nesta terça-feira a renovação do contrato de Sergio Perez por mais dois anos. O mexicano de 34 anos está na equipe que vem dominando a Fórmula 1 desde o início de 2021 e, com isso, continuará ao lado de Max Verstappen, que tem contrato até 2028 com o time.

Do ponto de vista esportivo, trata-de se uma decisão questionável levando em consideração que a distância entre Perez e Verstappen é a maior em termos de desempenho dentre as duplas das equipes que lutam atualmente por pódios e vitórias na Fórmula 1 e a renovação acontece em um momento em que McLaren e Ferrari demonstram ter diminuído a vantagem da Red Bull de maneira significativa.

É bem verdade que a equipe de Verstappen e Perez não vem tendo finais de semana fáceis nas últimas pistas, com dois circuitos de rua em Miami e Mônaco, e uma pista ondulada em Imola expondo justamente o ponto fraco do carro, mas isso costumava ser "punido" com uma dobradinha a menos para a coleção do time. Agora, como os rivais estão realmente mais próximos, a Red Bull perdeu duas dessas etapas e, com mais algumas voltas, poderia ter perdido em Imola também. Nestas provas, Perez tem um quarto lugar, um oitavo e um abandono (envolvendo-se em um acidente quando estava largando de fora do top 10).

Ou seja, pensando no campeonato de construtores, o time poderia optar por um piloto que pudesse andar mais próximo de Verstappen. Mas a opção foi pela continuidade em meio a um cenário de instabilidade na equipe. O chefe Christian Horner dá demonstrações, como a própria aposta em Checo, de ter ganhado poder depois de passar por uma crise com investigações relacionadas a seu comportamento com uma funcionária, e tenta frear a sensação, alimentada pelos rivais, de que o time está iniciando um processo de desmanche.

Como sempre acontece com um time vencedor, a Red Bull teve algumas baixas desde que começou a dominar a F1, em 2022. Os nomes mais proeminentes a anunciarem a saída fora Rob Marshall, hoje na McLaren, e mais recentemente Adrian Newey, projetista mais vencedor da história da categoria. Newey ainda veste o uniforme da Red Bull nas corridas, mas está afastado das atividades do time.

Até o momento, Horner tem conseguido segurar nomes importantes em sua estrutura técnica, como Pierre Wachè, Rob Gray e Ben Waterhouse. Isso é importante tanto para a continuidade do ótimo trabalho que vem sendo feito pela equipe, quanto para convencer Max Verstappen a também seguir no time. Diversas vezes nos últimos meses, o holandês condicionou sua permanência à estabilidade, lembrando que ele faz parte dos planos da Mercedes, que tenta atrair o tricampeão e favorito para o título deste ano usando os números fortes de seu novo motor, que vai estrear, com um novo regulamento, em 2026.

A Red Bull chegou a conversar com Carlos Sainz, mas a preferência de Horner sempre foi pela manutenção de Perez. A presença dele é importante comercialmente para a Red Bull, ele é um piloto querido dentro da equipe e a avaliação também é de que não é fácil andar no mesmo ritmo e principalmente ter a mesma consistência de um Verstappen totalmente à vontade na equipe que defende desde 2016.

O contrato anunciado é de dois anos, mas é de praxe na Fórmula 1 que haja cláusulas de performance de ambas as partes atreladas à duração. Neste caso específico de Perez, é de se esperar que a equipe tenha o poder de encerrar o acordo antes de 2026.

Mais um anúncio é esperado para esta semana

Ainda para esta semana, é esperada a confirmação da renovação de Yuki Tsunoda na RB. O japonês tem feito uma ótima temporada e chegou a conversar com outros times, daí a pressa da Red Bull. E Daniel Ricciardo tem boas chances de permanecer como seu companheiro.

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São algumas peças que permanecem como estão no mercado de pilotos enquanto há muita indefinição na segunda metade do pelotão. Esteban Ocon está no mercado para 2025 depois de a Alpine confirmar que ele não faz parte de seus planos para o ano que vem, além do próprio Sainz, que será substituído por Lewis Hamilton na Ferrari. A vaga de Ocon está aberta, assim como uma na Williams ao lado de Albon, uma na Sauber/Audi ao lado de Nico Hulkenberg, na Alpine e na Haas.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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