Após tempestade e atraso, Norris lidera o primeiro treino livre no Canadá
Lando Norris foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP do Canadá, fazendo o melhor tempo nos instantes finais, com pneus de pista seca, após uma sessão marcada por uma forte chuva que atrasou o início do treino.
Até os últimos instantes, Carlos Sainz estava liderando a dobradinha da Ferrari com Charles Leclerc em segundo e Valtteri Bottas, da Sauber, em terceiro. A posição do finlandês é a prova de que a sessão não foi significativa para entender qual a relação de forças neste fim de semana, até porque a sessão foi muito atrapalhada pela chuva e teve pouco tempo de ação. No final, Norris foi o primeiro, Sainz o segundo e Leclerc o terceiro.
Embora a sessão não mostre muito sobre o que esperar para este fim de semana, os próprios rivais estão apontando a Ferrari como favorita para este GP, já que os carros vermelhos estão conseguindo lidar melhor com as zebras do que os rivais diretos. E, nesta pista do Canadá, atacar as zebras é fundamental para ser rápido, especialmente nas últimas duas curvas.
Mas ainda não deu para ver se isso é uma realidade, pois o primeiro treino só começou de verdade 21 minutos depois do previsto depois de uma tempestade com granizo e vento que caiu logo antes do horário programado para o treino. Com a demora para drenar principalmente a área do pitlane, os pilotos perderam quase metade da sessão.
It's? wet. #CanadianGP ?? pic.twitter.com/oaaGw7YngY
-- Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) June 7, 2024
Quando a pista abriu, a pista ficou movimentada, com os pilotos usando os pneus intermediários. Isso porque espera-se chuva também para o domingo, e existe ainda a possibilidade de que a água volte a cair também na classificação no sábado. Se isso se confirmar, será um fim de semana difícil para as equipes escolherem quando ir à pista, já que cada piloto tem apenas cinco jogos de pneus intermediários e dois jogos para chuva forte para todo o final de semana.
Logo, a pista escorregadia fez a primeira vítima. Zhou Guanyu encontrou o guardrail, que fica próximo da pista em várias partes do circuito Gilles Villeneuve, e acabou com seu treino.
All the angles #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/tkyHowmDqM
-- Formula 1 (@F1) June 7, 2024
Mas logo os pilotos voltaram aos boxes, pois a pista secava rapidamente, mas não estava seca o suficiente para os pneus slicks. Neste tipo de situação, os pneus intermediários se superaquecem facilmente, então não fazia sentido ficar na pista.
Nos últimos minutos, os pilotos ainda voltaram à pista, mas Leclerc logo escapou, mostrando que as condições ainda eram difíceis. Norris conseguiu melhorar o tempo e tomar a liderança, assim como Lewis Hamilton, que se colocou em quarto, mas ainda não é possível ter um quadro geral. A ação deve ficar para a segunda sessão, a partir das 18h, pelo horário de Brasília.
Here's the full rundown from a rain-affected FP1 ?#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/7JgM1ttIme
-- Formula 1 (@F1) June 7, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.