Tsunoda renova com a RB para 2025, e agora restam nove vagas no grid da F1
Yuki Tsunoda fará sua quinta temporada pela RB (ex-AlphaTauri) em 2025. A equipe exerceu a opção que tinha de renovar automaticamente o contrato do piloto japonês, que tem sido um dos destaques da temporada até aqui.
Assim, agora restam nove vagas para completar o grid da próxima temporada em sete equipes diferentes.
A situação de Tsunoda mudou completamente em uma questão de meses. A renovação de seu contrato foi anunciada em setembro do ano passado, com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, deixando claro na época que a pressão da Honda, que fornece motores para as duas equipes da Red Bull, tinha tido um papel importante.
Marko queria promover o neozelandês Liam Lawson, que fez um ótimo trabalho substituindo Daniel Ricciardo quando o australiano teve uma fratura na mão. Mas se viu de mãos atadas uma vez que o australiano tinha o apoio de Christian Horner e Tsunoda, da Honda.
Mas esse não foi o único motivo para a permanência do japonês, muito valorizado pelos engenheiros da RB. A avaliação da equipe era de que ele só precisava controlar melhor sua velocidade para ser mais consistente, e isso vem acontecendo na temporada 2024. Nas oito primeiras etapas, ele vem batendo Ricciardo constantemente, pontuou em cinco corridas e marcou 19 dos 24 pontos do time.
Não coincidentemente, Tsunoda começou a chamar a atenção de outras equipes, o que explica a rapidez no momento da RB para exercer sua opção de renovar o contrato ainda em junho e assegurar a presença do piloto de 24 anos.
Como fica o mercado de pilotos após a confirmação de Tsunoda?
A principal peça do mercado segue sendo Carlos Sainz, que está entre a Williams e a Audi (que, ano que vem, ainda será a Sauber). São ambos projetos a longo prazo, mas, no momento, o time inglês conta com a vantagem de ser cliente Mercedes. A F1 passará por uma mudança de regulamento muito pautada pelo motor e os números dos alemães são bastante promissores no momento.
A segunda opção da Williams parece ser Valtteri Bottas, enquanto a segunda opção da Audi é Esteban Ocon, que já sabe que não terá o contrato renovado na Alpine. Então são dois pilotos que aguardam a definição de Sainz.
Na Mercedes, tudo leva a crer que o time prepara o italiano Andrea Kimi Antonelli para estrear pelo time já em 2025. Ele já fez quatro testes com carros de F1 (de 2022 e 2021, como manda o regulamento) em um espaço de dois meses e segue em um programa forte de preparação. Antonelli faz 18 anos em agosto, pulou a F3 e está fazendo sua temporada de estreia na F2.
Na Aston Martin, a tendência é que Lance Stroll permaneça. Ele tem o apoio de Alonso para seguir no time e, é claro, é o filho do dono da equipe, Lawrence Stroll.
Na RB, Ricciardo segue tendo o apoio de Horner para permanecer, e a chefia da equipe indicou a vontade de renovar o contrato com o australiano. A segunda opção seria promover Lawson, que é atualmente o reserva.
Isso deixa Alpine e Haas como as grandes incógnitas. Sem Ocon pelo caminho, é mais provável que Gasly renove com seu atual time, embora ele afirme que ainda estuda outras opções. Zhou Guanyu e Jack Doohan, que é o reserva e fez o primeiro treino livre no Canadá, são os mais fortes candidatos para a segunda vaga.
Por fim, a Haas está vivendo uma situação ímpar, com muitos pilotos sondando o time por uma vaga. A julgar pelas últimas declarações do chefe Ayao Komatsu, é muito difícil que Kevin Magnussen tenha o contrato renovado. O japonês estará de olho no que acontece na definição das vagas de Williams e Sauber/Audi, sabendo que há vários pilotos com experiência e que já venceram GPs potencialmente no mercado. E o time também usará treinos livres para avaliar a preparação do britânico Oliver Bearman, companheiro de Antonelli na F2, para a segunda vaga.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberQuem já está confirmado no grid da F1 em 2025
Red Bull: Max Verstappen e Sergio Perez
Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Mercedes: George Russell
Aston Martin: Fernando Alonso
RB: Yuki Tsunoda
Alpine: sem pilotos confirmados
Williams: Alex Albon
Haas: sem pilotos confirmados
Sauber: Nico Hulkenberg
Deixe seu comentário