Ricciardo está no lado 'certo' na Red Bull, mas precisa fazer mais
A situação não poderia ser mais diferente do final da temporada 2023: a equipe júnior da Red Bull, a RB, correu para usar sua opção de renovação de Yuki Tsunoda enquanto Daniel Ricciardo tem ouvido que precisa melhorar suas performances de maneira consistente para manter sua vaga. Não que ele precise de qualquer lembrete neste sentido. O próprio australiano vem buscando respostas para sua falta de desempenho e acredita ter visto os primeiros resultados disso na última corrida, no Canadá.
A situação depois do GP de Mônaco não era nada boa para ele. Tsunoda tinha chegado no top 10 em cinco oportunidades nas 8 corridas disputadas e Ricciardo só tinha pontuado em uma sprint. Ele já sabia que a possibilidade de ser promovido para a Red Bull, o que era seu plano inicial, não iria se materializar simplesmente porque ele não mostrou o suficiente para dar esse passo desde que voltou ao grid no meio do ano passado. E, com as boas performances de Tsunoda e sua renovação, isso também significa que ele vai ter que provar que merece continuar na RB.
"Daniel teve altos e baixos. Ele sabe que não fez o suficiente para ser promovido. Há muito tempo. Mas Daniel sabe que terá de trabalhar duro para manter seu assento", disse Christian Horner, chefe da Red Bull e grande aliado do australiano.
Esse, inclusive, parece ser seu grande trunfo no momento, já que Horner saiu fortalecido após ser endossado pelos acionistas durante as acusações de conduta imprópria com uma funcionária. Mas isso não garante a permanência de Ricciardo, até porque existe a pressão de que a RB sirva para promover os pilotos apoiados pela Red Bull nas categorias de base.
Sabe-se que Liam Lawson, que substituiu Ricciardo quando ele teve uma fratura na mão com um ótimo desempenho ano passado, ouviu do consultor Helmut Marko, que lidera o programa de jovens pilotos, que teria uma vaga garantida em 2025. Mas é claro que isso não depende apenas do austríaco, que perdeu poder com toda a disputa interna na Red Bull.
E o próprio Marko já começa a citar outros pilotos, Isack Hajdar e Ayumu Iwasa, como possíveis substitutos de Ricciardo.
O australiano revelou que chamou membros da equipe para uma conversa aberta antes do GP do Canadá para tentar entender o que era necessário mudar, dentro e fora das pistas. No final das contas, ele concluiu que poderia mudar detalhes na sua rotina para chegar mais "inteiro" nas corridas.
"Tive uma boa autoterapia depois de Mônaco, uma olhada nas coisas que estou fazendo de errado fora da pista. Estou dando muito para as pessoas e, quando chego ao dia da corrida, estou um pouco sem energia? Não é nem o que estou fazendo no carro. É apenas o que me faz entrar no carro com a sensação de que estou pronto para ir."
A estratégia parece ter funcionado para Ricciardo no Canadá com o oitavo lugar, seu melhor resultado da temporada. Mas o desafio para o australiano de 34 anos será manter as boas performances e convencer Horner e Marko a apostarem nele para 2025.
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