Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

GP da Espanha: datas, horários e tudo sobre a 10ª etapa da F1 em 2024

A Fórmula 1 começa uma sequência de três circuitos que vão indicar qual será a cara deste campeonato daqui em diante. Max Verstappen e a Red Bull começaram o ano indicando que iriam dominar de maneira absoluta mais uma vez, mas McLaren e Ferrari deram sinais claros nas últimas provas de estarem bem mais próximas deles do que em 2023.

Também é verdade que isso aconteceu do GP de Miami para cá, quando o calendário passou por uma série de corridas de rua ou em que era necessário atacar as zebras, uma dificuldade para a Red Bull. Agora, começa a sequência de Barcelona, Áustria e Inglaterra, as zebras não são um fator limitante, e as "desafiantes", que agora podem ter ganhado a companhia da Mercedes, que foi bem no Canadá, vão ter uma prova real do quanto se aproximaram.

O britânico Oliver Bearman estará na Haas na primeira sessão de treinos livres. Ele está se preparando para assumir a vaga de titular ano que vem, ainda que isso não esteja oficialmente confirmado. A previsão do programa de Bearman, que já vez uma corrida na F1 substituindo Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita, é de que ele participe de seis sessões de treinos livres ao longo do ano.

Como acompanhar o GP da Espanha:

Sexta-feira, 21 de junho
Treino livre 1, das 8h30 às 9h30h (transmissão começa às 8h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
Treino livre 2, das 12h às 13h (transmissão começa às 11h50 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Sábado, 22 de junho
Treino livre 3, das 7h30 às 8h30 (transmissão começa às 7h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)
Classificação, das 11h às 12h (transmissão começa às 10h30 na TV Band, Bandsports, site da Band, BandPlay)

Domingo, 23 de junho
Corrida, largada às 10h (transmissão começa às 9h na TV Band, Bandsports, site da Band, BandPlay)

Circuito da Catalunha

Distância: 4,657 km

Continua após a publicidade

Recorde em corrida: 1min16s330 (Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda, 2023)

Número de voltas: 66

DRS - 2 zonas
Zona 1: 40m após a curva 9
Zona 2: 57m após a curva 16 (reta dos boxes)

Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

Resultado em 2023

Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) - 1min12s727

Continua após a publicidade

Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) - 1h27min57
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +24s090
3º George Russell (ING/Mercedes) +32s389

Características da pista da Catalunha

Max Verstappen, da Red Bull, no primeiro dia de treinos para o GP da Espanha
Max Verstappen, da Red Bull, no primeiro dia de treinos para o GP da Espanha Imagem: Mark Thompson/Getty Images
  • O primeiro setor costuma mostrar quem está bem nas curvas rápidas, o segundo, nas de média velocidade, e o terceiro agora ficou menos travado, com a troca da chicane por uma curva de alta, voltando ao desenho original do Circuito da Catalunha. Essa mudança já estava em vigor em 2023, e não deixou a corrida tão difícil do ponto de vista das ultrapassagens como se temia.

  • O asfalto da Espanha é escuro, e com isso retém muito calor quando faz sol, o que gera mais desgaste de pneus. E a corrida está sendo realizada nos primeiros dias do verão. O calor e a maior energia colocada nos pneus com o traçado de mais curvas de alta tornam mais interessante fazer duas paradas, e a Pirelli prevê que podemos ver estratégias de três paradas. Esse tipo de variabilidade gera boas corridas.

  • A distância entre a pole position e a primeira curva é a terceira maior do campeonato, com 612 metros, perdendo apenas para a pista da Cidade do México. Tanto, que em 2011 Fernando Alonso pulou de quarto para primeiro na largada.

Curiosidades sobre o GP da Espanha

  • O GP da Espanha geralmente diz a verdade sobre a diferença entre os carros. Nos anos de domínio da Mercedes, os pilotos da equipe alemã fizeram todas as poles positions e só não ganharam uma corrida entre 2014 e 2021. Foi justamente o GP da Espanha de 2016, primeira prova de Max Verstappen na Red Bull.

  • Em 2022, deu Red Bull, em uma parte do campeonato em que ficou claro que o time estava evoluindo mais do que a Ferrari, que começou bem aquela temporada. Em 2023, Max Verstappen ganhou fácil, e chega novamente como favorito.

  • Foi em um GP da Espanha que Lella Lombardi se tornou a primeira e única mulher a pontuar na Fórmula 1. Isso, em 1975, quando apenas os seis primeiros colocados marcaram pontos. Ela foi sexta colocada na prova, disputada no perigosíssimo circuito de Montjuic, em Barcelona.

  • Montjuic, inclusive, foi uma das cinco casas do GP da Espanha na Fórmula 1, ao lado de Pedralbes (circuito de rua também em Barcelona), Jarama (ao norte de Madri) e Jerez de la Frontera, no sul do país

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes