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Norris sai na frente com a McLaren no 1º treino livre para o GP da Espanha

Lando Norris, da McLaren, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP da Espanha, décima etapa do campeonato da Fórmula 1. Max Verstappen, da Red Bull, foi o segundo e Carlos Sainz, da Ferrari, foi o terceiro. A segunda sessão será disputada logo mais, a partir do meio-dia, pelo horário de Brasília.

A diferença entre Norris e Verstappen foi de apenas 24 milésimos e ambos os tempos foram marcados em saídas curtas, de apenas três voltas, com pneus macios.

Já o tempo de Sainz foi feito em uma saída com mais voltas, com pneu médio, combinação que normalmente é mais lenta de qualquer maneira. O espanhol ficou a três décimos de Norris. Foi uma simulação semelhante à feita por George Russell, quarto colocado com a Mercedes e também a três décimos do líder.

A Mercedes trouxe para Barcelona pequenas mudanças para diminuir o peso do carro, que geraram alterações no perfil do assoalho, e este primeiro treino livre serviu para as várias equipes que estão usando o GP da Espanha para atualizar seus carros testarem novidades aerodinâmicas.

A Ferrari colocou o novo assoalho, que estava previsto para estrear apenas no início de julho, em Silverstone, mas que foi adiantado para a Espanha, no carro de Carlos Sainz na primeira sessão de treinos livres. Charles Leclerc andou com o assoalho antigo, a fim de que eles possam fazer uma comparação. Se tudo sair como o previsto, ambos os pilotos passam a usar a atualização no restante do final de semana.

A Red Bull trouxe várias pequenas mudanças que visam melhorar a refrigeração do carro, algo que está sendo testado nesta sexta-feira com temperatura perto dos 30ºC e expectativa de mais calor para a sessão que será disputada no período da tarde no Circuito da Catalunha.

Sol e altas temperaturas são esperadas para a sexta e o sábado, enquanto o cenário deve mudar bastante para a corrida no domingo, com grandes chances de chuva.

Mesmo quem não declarou oficialmente nenhuma mudança no carro, a McLaren, usou essa primeira sessão para coletar dados preciosos. No início da sessão, o carro de Norris estava equipado com sensores de fluxo de ar na asa traseira. Vários outros carros, como a Alpine e a Sauber, também tinham grandes sensores.

E há uma explicação para isso. O circuito da Catalunha tem curvas de alta velocidade, média e algumas mais lentas, e é considerado um grande teste para a aerodinâmica dos carros, fornecendo dados importantes para que os engenheiros entendam quais as deficiências de seu equipamento.

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Até por conta disso, a F1 se acostumou a fazer as pré-temporadas em Barcelona até que o Bahrein passou a pagar a mais para recebê-las. Isso significa que os times têm muita informação sobre a pista, o que faz com que os pilotos geralmente façam menos diferença e o grid seja definido pelo rendimento do carro, com companheiros de equipe lado a lado. É claro que os pilotos fazem programas diferentes entre si no primeiro treino livre, mas também é positivo ver quatro pilotos de equipes diferentes nas primeiras colocações.

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