Bastidores da F1: Norris 'zoado' por chefe por largada e a McLaren sem casa
Aguardávamos a entrevista do chefe da McLaren, Andrea Stella, dentro do escritório da Federação Internacional de Automobilismo, que estava dividindo seu espaço com a equipe depois que um pequeno incêndio interditou as instalações da equipe no paddock do Circuito da Catalunha. Eis que sai do escritório do presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, o CEO da McLaren, Zak Brown. "Eu vou mostrar um segredo para vocês!", diz ele, tirando do bolso um papel com cinco círculos desenhados, com a parte interna preenchida.
Todo mundo entende que é um semáforo como o usado na F1, mas ninguém entende qual é a piada. Alguns minutos depois, vou acompanhar a foto da equipe para comemorar o segundo lugar de Lando Norris no GP da Espanha. Eis que Brown espera que todos estejam a postos para correr até Norris e mostrar seu papel.
Essa era a piada. Ele queria 'testar' a reação de Norris mostrando para ele as luzes acesas. Quando elas se apagam, a corrida começa. Norris riu na hora, mas depois voltou à cara fechada que adotou desde que saiu do carro. Em várias entrevistas, ele repetia como acreditava que deveria ter vencido a corrida se tivesse largado melhor.
Esse é o estilo dele, de ser muito duro consigo mesmo, e cada um na McLaren lida com isso a sua maneira. Zak é brincalhão, enquanto o chefe Stella diz preferir ter um piloto assim. "O fato de Lando ser muito duro consigo mesmo em termos de responsabilidade, é apenas uma questão de estilo. Alguns pilotos teriam reclamado, 'ah, a reta de Barcelona é muito longa', gosto que as pessoas olhem para suas próprias oportunidades [que perderam] antes de pensar que o mundo está contra você, acho que é assim que você trabalha as variáveis
Stella, inclusive, não acha que Norris perdeu a corrida na largada mas, sim, por não ter conseguido passar George Russell, algo que Verstappen fez logo no começo da terceira volta.
O fato é que Norris está percebendo o quão difícil é bater Max Verstappen, enquanto o holandês está mais preocupado com a real queda da vantagem que a Red Bull tinha nos últimos 18 meses. Se problemas com as zebras mascararam essa queda nas últimas etapas, em Barcelona, uma pista completa, com curvas de tipos diferentes e uma longa reta, ficou claro que a McLaren realmente chegou, e a Mercedes, terceira com Lewis Hamilton, está no mesmo caminho.
McLaren espera recuperar sua 'casa' em breve
Voltando à McLaren, os desafios da McLaren enfrentou neste fim de semana, no entanto, foram diferentes de qualquer outra etapa. O pessoal da cozinha estava começando a fazer o almoço para os convidados, os pilotos se aprontando para a terceira sessão de treinos livres, quando todos começaram a sentir um cheiro de plástico queimado, as luzes se apagaram, e todos tiveram que evacuar o hospitality da equipe, um 'motorhome' formado por oito caminhões, com três andares, no qual eles recebem seus convidados.
Norris estava tomando café e comendo algo leve porque em meia hora estaria no carro para a terceira sessão de treinos livres quando as luzes do motorhome se apagaram, a fumaça começou a tomar conta do lugar e todos fomos avisados para sair. Apressado, Lando levou o que podia e apareceu no paddock de meia mesmo. Um incêndio na parte elétrica tinha causado uma pequena explosão na cozinha, deixando o motorhome inutilizável.
Norris e o companheiro Oscar Piastri passaram o resto do fim de semana no caminhão dos engenheiros, com Norris pegando o escritório do chefe Zak Brown. "Consegui trazer algumas coisas, mas eu gosto de ouvir música - o Oscar inclusive sempre reclama porque minha música é muito alta. Mas não tinha como tocar dessa vez", contou Lando, que horas depois fez a pole position.
Enquanto os bombeiros corriam para controlar o incêndio, o homem de negócios Brown, observando o trabalho deles, com uma postura de liderança. Um pouco mais atrás, Stella, com sua cabeça de engenheiro, tratava de questionar quem tinha visto o fogo começar para entender o que tinha dado errado.
Não demorou para a McLaren receber ofertas de ajuda de todas as equipes, e a parte administrativa da equipe se alojou no motorhome da FIA. Ao invés de almoço normal, lanches frios, com só parte da cozinha podendo funcionar.
No dia seguinte, já havia uma equipe preparando o motorhome para ser enviado para a Alemanha, onde ele é montado, para que a causa do incêndio seja identificada, enquanto a equipe corre contra o tempo para encontrar uma solução para a próxima corrida, já neste fim de semana, na Áustria.
Ao contrário de outros times, como Red Bull e Mercedes, a McLaren usa o mesmo hospitality em todos os eventos na Europa, então esse é o pior momento possível para ter um problema como esse, já que a F1 se prepara para uma maratona de cinco corridas em seis finais de semana.
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Quero receberA equipe não sabe ainda quando terá a sua "base" de volta, mas a primeira avaliação é de que os estragos não foram tão grandes.
Pode parecer bobagem, mas principalmente as últimas duas corridas mostraram como a execução de todos os detalhes precisa ser perfeita para derrotar mesmo uma Red Bull que já não tem a vantagem de antes.
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