Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Verstappen aguenta pressão das McLaren e vence a sprint na Áustria

Max Verstappen chegou a ser pressionado pelas McLaren no primeiro terço da sprint, foi ultrapassado por Lando Norris, mas se recuperou rapidamente, abriu uma diferença confortável e venceu a sprint do GP da Áustria. Aproveitando a disputa entre Verstappen e Norris, Oscar Piastri passou o companheiro e foi o segundo, com deixando Norris em terceiro.

Agora, as equipes se preparam para a classificação do GP da Áustria, que começa às 11h da manhã pelo horário de Brasília. E os três primeiros colocados acreditam que podem melhorar para a corrida, lembrando que, a partir deste ano, é possível fazer mudanças no acerto dos carros.

"Foi uma boa primeira volta, mas com o DRS é muito difícil e demorou algumas voltas para eu conseguir escapar deles. Eu tive que trabalhar para vencer. Tem algumas coisas que podemos ser melhores, porque será uma corrida longa no domingo, com muito desgaste de pneus", disse Verstappen.

Piastri revelou ter imaginado que poderia aparecer na liderança quando passou Norris. "Dava para ver que eles estavam brigando bem forte, e a manobra na curva 4 foi bem em cima [de Verstappen em cima de Norris] e vi que teria uma oportunidade. Eu queria passar os dois de uma vez, não foi o suficiente, mas depois acho que não tínhamos o ritmo naquela segunda parte da corrida. Tem algumas coisas para melhorar para o domingo."

"Foi uma boa disputa, especialmente com Max no começo, foi bem divertido", disse Norris. "Eu poderia ter feito mais algumas coisas de uma maneira melhor do meu lado, mas não acho que não tínhamos o ritmo para pegar Max. Acho que ele tinha mais ritmo do que a gente, mas amanhã pode ser diferente."

Sprint tem largada abortada por causa de fotógrafos

A sprint teve uma primeira largada abortada porque fotógrafos não estavam posicionados de maneira segura atrás das barreiras. Quando valeu mesmo, o primeiro colocado Max Verstappen largou bem, com Norris e Piastri logo atrás, e Carlos Sainz tirando a quarta colocação de George Russell.

As McLaren logo foram para cima de Verstappen, com os dois companheiros andando muito juntos. Norris sabia que tinha que usar a melhor tração de seu carro em comparação com a Red Bull no primeiro setor, já que Verstappen tinha vantagem nos setores 2 e 3, muito em função da velocidade nas curvas de alta.

Continua após a publicidade

Foi isso o que ele fez, mas sem o resultado que queria: na volta 5, ele passou Verstappen na curva 3, levou o troco na curva 4 e ainda viu Piastri ultrapassá-lo.

Neste momento da sprint, Verstappen reclamou via rádio que o motor estava perdendo potência da parte elétrica antes do final das retas. Isso é algo que pode ser configurado pela equipe, e Max ouviu de seu engenheiro que eles iriam consertar. Isso acontece da seguinte maneira: os engenheiros encontram uma configuração melhor e dão as coordenadas para o piloto fazer as mudanças no volante.

A partir desse momento, Piastri não conseguiu andar no mesmo ritmo de Verstappen, enquanto Norris, atrás dele, chegou a ver a diferença aumentar mas, a partir da volta 12, começou a andar mais rápido que o companheiro.

Cerca de 6s atrás desse primeiro grupo, Russell retomou a quarta posição, mas não conseguia se distanciar da Ferrari de Sainz, que sofre menos em corrida dos problemas dos saltos, que voltaram a atormentar a equipe com as últimas mudanças que eles fizeram no carro. Hamilton vinha em sexto e tinha Leclerc na sua cola, com Sergio Perez tendo dificuldades de acompanhar esse grupo de perto.

No final, Verstappen venceu com 4s6 de vantagem para Piastri, que não tinha tanto ritmo quanto o companheiro Norris no terço final de prova, mas não ouviu ordens de equipe para deixar o britânico passar, muito provavelmente porque a McLaren avaliou que não seria possível andar no mesmo ritmo de Verstappen na ponta.

O top 8 foi completado por Russell, Sainz, Hamilton, Leclerc e Perez. Apenas os oito primeiros pontuam na sprint, que tem um terço da distância de um GP normal.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes