Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bortoleto vence a primeira na F2: 'Finalmente mostramos o nosso potencial'

O brasileiro Gabriel Bortoleto venceu na Áustria pela primeira vez na Fórmula 2 e subiu para a terceira posição em seu campeonato de estreia na categoria. Essa é a segunda vitória de pilotos brasileiros na categoria de acesso à F1, depois que Enzo Fittipaldi, quinto neste domingo no Red Bull Ring, ganhou na Arábia Saudita.

"É muito especial", disse Bortoleto ao UOL Esporte. "Finalmente a gente conseguiu demonstrar o nosso potencial que já vinha de algumas corridas e colocar tudo junto em uma corrida."

Bortoleto largou em segundo depois que o pole position Dennis Hauger teve problemas antes da volta de apresentação, passou Joshua Duerksen, parou cedo para trocar pneus por ter começado a prova com compostos mais macios, e depois teve de fazer uma corrida bem administrada, tendo de abrir caminho no pelotão ao mesmo tempo em que tentava preservar seus pneus por mais de 30 voltas.

A principal ameaça a Bortoleto era o argentino Franco Colapinto, que fazia uma estratégia inversa, largando com o pneu mais durável e depois trocando para os mais macios e velozes no final.

Mas Bortoleto abriu bem caminho no pelotão e estava muito à frente de Colapinto quando o argentino superou Isack Hadjar, já na última volta. Perguntado se houve algum momento em que duvidou se a estratégia daria certo, o piloto da Invicta Racing lembrou da dificuldade que teve para passar Jack Crawford. "Quando eu peguei ele pela frente e vi que ele tinha um ritmo bom mesmo sem ter trocado pneu ainda, então fiquei meio preso atrás dele. Mas não acreditava que eles [que estavam com a estratégia inversa] iriam chegar em mim. A questão era eu ter espaço para mostrar o meu ritmo, então depois que eu passei o Crawford ficou mais tranquilo."

A vitória também serviu como uma resposta às críticas que Bortoleto sofreu na semana passada por ter perdido rendimento no final da prova, inclusive chocando-se com o companheiro Kush Maini. "O que aconteceu naquela corrida foi um problema de freio. Foi o único motivo que eu acredito que tirou nosso ritmo daquela corrida. O carro praticamente não parava e é muito difícil conservar pneu assim. Eu sei que estamos fazendo um trabalho melhor com os compostos macios e super macios. Temos que trabalhar ainda um pouco com o composto duro, mas estamos chegando lá".

Com 30 pontos conquistados com um quarto lugar na sprint e a vitória na corrida principal, Bortoleto foi o piloto que mais pontuou neste final de semana. Agora, o brasileiro está a 30 pontos do líder Paul Aron, exatamente com metade do campeonato pela frente.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes