Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris chama Verstappen de irresponsável e Horner diz que inglês o provocou

O clima não acabou bem entre Max Verstappen e Lando Norris depois que os dois tiveram uma disputa acirrada pela vitória do GP da Áustria que acabou em toque entre os dois, pneus furados, punição para o piloto da Red Bull e abandono para o inglês. Norris reclamou muito da maneira como Verstappen estava defendendo a posição, disse que sua pilotagem foi "um pouco irresponsável e às vezes um pouco desesperada".

O chefe de Verstappen, Christian Horner, saiu em defesa de seu piloto. E disse que a colisão que furou os pneus de ambos só aconteceu porque Norris "estava tentando provocar algo" sabendo que seria punido. O inglês tinha saído da pista quatro vezes, e naquele momento os comissários estavam decidindo se dariam uma punição a ele por conta disso. Ele, de fato, acabou levando a punição, que não influiu no resultado final.

A reclamação de Norris não é apenas em relação ao lance capital da prova, na volta 64, mas também pelos movimentos tardios que Verstappen vinha fazendo para fechar a porta.

"Sempre acontece algum movimento, mas ele está reagindo completamente ao que eu estava fazendo. e uma vez que você se comprometeu tão agressivamente nos freios, você não deixa espaço. Uma vez que você se comprometeu, já era. E aí ele se moveu, o que me forçou a me mover quando já estava mergulhando. Em todos os momentos, não é que eu tinha fritado o pneu ou estivesse fora de controle antes dele se mover. Meus movimentos foram justos. Estou feliz com o que fiz e não mudaria nada. Eu estava no canto da pista, não sei mais o que poderia ter feito."

Os comissários acabaram punindo Verstappen pela manobra, mas ainda assim sua vantagem era tão grande que ele terminou na mesma quinta colocação. Antes dessa colisão, Norris já vinha reclamando dos movimentos bastante tardios de Verstappen nas freadas, algo que não é permitido pelas regras.

O holandês, por sua vez, disse que não estava freando quando moveu o volante para defender a liderança. "Todas as vezes que me movimentei, não estava freando ainda. Sei que, olhando de fora, é o que parece, mas sei muito como me comportar neste tipo de cenário. Mas tentar passar por fora de longe, o que faz você parecer bom, e eu gosto disso também, mas às vezes funciona, e hoje não deu certo. É o que eu quero dizer quando falo em se jogar. Você se joga e torce para o outro fazer a curva, o que não foi o caso hoje".

O líder do campeonato lembrou que ele e Norris não correram um contra o outro nas categorias de base e talvez não se conheçam tão bem quanto ele e Charles Leclerc, por exemplo.

Verstappen destacou ainda o que sua equipe fez de errado durante a prova. Eles tiveram um raro problema no pit stop, o que custou cerca de 4s a ele, e também optaram por não guardar pneus médios novos, ao contrário dos rivais. Ele também acredita que a equipe deveria ter chamado-o antes para o box na segunda parada "porque eu testava preso no meio de vários retardatários".

Com a disputa entre Verstappen e Norris, a vitória acabou caindo no colo de George Russell, que venceu pela segunda vez na carreira. Essa é apenas a segunda vitória da equipe Mercedes desde que a F1 mudou seu regulamento em 2022.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.