Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris lidera primeiro treino livre para o GP da Inglaterra, Max é quarto

Lando Norris começou na frente no primeiro treino livre para o GP da Inglaterra. Seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri, foi o terceiro. E Lance Stroll foi o segundo com a Aston Martin.

Mas não foi uma sessão totalmente tranquila para a McLaren, que viu os mecânicos terem que recuperar o carro de Piastri na entrada dos boxes nos minutos finais da sessão. O australiano foi entrando no pitlane lento, mas depois parou, aparentemente com problemas. Assim que ele foi recolhido aos boxes, os mecânicos começaram a mexer na parte dianteira do carro.

Líder do campeonato, Max Verstappen foi o quarto colocado, mas com uma desvantagem de apenas três décimos, mesmo sem ter andando com os pneus macios, mais velozes, usado pelas duas McLaren. Houve uma grande variação de compostos ao longo da sessão, até porque as últimas corridas em Silverstone tiveram leque grande de estratégias, com uma parada nas corridas, mas com combinações entre macio e duro ou médio e duro.

Frio marca a sexta-feira na Inglaterra

Depois da chuva da parte da manhã, que afetou os treinos livres da F3 e F2, a pista secou em Silverstone, mas as baixas temperaturas continuaram, com 16ºC ambiente e apenas 24ºC na pista, metade do que pilotos e equipes encontraram semana passada na Áustria.

A sessão foi interrompida no início por uma bandeira vermelha causada por Yuki Tsunoda, que ficou preso na brita depois de uma rodada. O treino ficou parado por menos de dez minutos, atrapalhando um pouco das simulações com os pneus duros que praticamente todos os pilotos estavam fazendo.

A sessão foi mais uma oportunidade de Oliver Bearman, confirmado como titular na Haas no ano que vem, ganhar quilometragem na Fórmula 1. É o terceiro treino livre que ele faz com a equipe, além de também ter feito um treino com a Ferrari quando substituiu Carlos Sainz na Arábia Saudita.

Cumprindo a regra de que cada piloto tem que dar o lugar em um treino livre no ano para um novato, Logan Sargeant cedeu o cockpit para o argentino Franco Colapinto, e Sergio Perez para o francês Isack Hadjar.

Continua após a publicidade

McLaren e Mercedes com novidades

Entre as atualizações, a McLaren e Mercedes trouxeram uma série de atualizações para diminuir a resistência ao ar causada pelo carro. Isso é particularmente importante atualmente em Silverstone porque este carro atual da F1 gera muita pressão aerodinâmica nas curvas rápidas, abundantes no circuito britânico, e com isso os pilotos conseguem andar com o pé embaixo por mais tempo.

Então essa resistência ao ar vai determinar o quão rápido o piloto vai conseguir ser nestas curvas em pé embaixo.

Mas quem trouxe o maior pacote foi a Haas, na primeira grande atualização desde o GP da China.

A segunda sessão de treinos livres começa ao meio-dia, pelo horário de Brasília. Apesar do tempo fechado, não há mais previsão de chuva para esta sexta-feira, mas há a possibilidade de que a pista esteja molhada para a classificação e a corrida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes