Em dobradinha da Mercedes, Russell larga na pole no GP da Grã-Bretanha
Em uma classificação com a cara de Silverstone, começando com a pista úmida depois de muita chuva e depois secando, a Mercedes fez uma dobradinha inimaginável há um mês e George Russell vai largar na pole position do GP da Grã-Bretanha, que começa às 11h da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília. Lewis Hamilton foi o segundo e Lando Norris foi o terceiro.
Assim, os três pilotos que correm sob a bandeira britânica no grid estarão nas três primeiras posições no grid na sua corrida caseira. É a primeira vez que isso acontece no GP da Grã-Bretanha e a primeira vez em qualquer corrida da F1 desde 1968.
A classificação acabou sendo uma disputa direta entre as McLaren e as Mercedes depois de um início muito ruim para a Red Bull, quando a pista estava mais traiçoeira: Sergio Perez escapou quando ainda fazia sua volta de aquecimento, e não conseguiu voltar à pista. Max Verstappen também fez uma excursão na brita e danificou o assoalho de seu carro, algo que não poderia ser consertado rapidamente durante a sessão.
Mesmo que a regra da F1 impeça mudanças de configuração nos carros entre a classificação e a corrida, é possível fazer reparos se há algo quebrado. Mas, ainda assim, Max Verstappen fez o quarto melhor tempo e vai dividir a segunda fila com Lando Norris. Os dois se tocaram quando disputavam a vitória da última corrida na Áustria.
Q1: Perez escapa em volta de aquecimento e sai da disputa
Depois de muita chuva desde a noite de sexta-feira, o sol voltou a aparecer em Silverstone minutos antes da classificação, e a pista foi secando gradualmente nos primeiros minutos da sessão. Mas não o suficiente para Sergio Perez, que foi parar na brita em sua volta de aquecimento de pneus com os macios e não conseguiu mais voltar para a pista. Isso só aumenta a pressão em cima do mexicano.
RED FLAG
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A sessão teve uma bandeira vermelha, enquanto nuvens bastante ameaçadoras se aproximavam. Então os pilotos tentaram sair o mais rápido possível para conseguirem completar uma volta com o pneu de seco, principalmente Nico Hulkenberg, que tinha arriscado esperar a pista secar e não tinha tempo marcado a essa altura.
Chegou a voltar a chover mais fraco, e Max Verstappen chegou a escapar, o que gerou "danos significativos" a sua Red Bull, mas conseguiu seguir na disputa, ainda que em 11º.
Assim como no treino livre disputado com chuva, as duas Mercedes foram as mais rápidas. Entre os eliminados, além de Perez, estavam Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Esteban Ocon e Pierre Gasly, que já sabia que largaria em último devido a uma punição pela troca de elementos da unidade de potência.
Q2: Pista vai secando e Leclerc fica fora do top 10
As nuvens ameaçadoras se afastaram da pista e os pilotos voltaram para o Q2 com pneus de pista seca. Já havia um trilho bem maior e a pista foi ficando cada vez mais rápida. Era um cenário em que os últimos pilotos a completarem a volta teriam os melhores tempos, o que sempre é um risco para pilotos com os carros mais rápidos e uma chance para quem geralmente é eliminado.
Que o diga Leclerc, que ficou pelo caminho, junto de Logan Sergeant, que foi só 0s2 mais lento que o companheiro Alex Albon, mesmo em condições de pista difíceis. As duas RB, de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, também foram eliminadas, junto de Zhou Guanyu.
O piloto da Ferrari havia reclamado durante a sessão da situação de seus pneus. Mas também é verdade que ele estava andando com a configuração que vai usar também na corrida pela primeira vez neste fim de semana. A Ferrari usou os treinos livres para comprovar se a queda de rendimento das últimas corridas tinha a ver com o pacote que estreou na Espanha, usado por Leclerc na sexta-feira. Agora, ambos os carros estão com a configuração que estreou em Imola.
Na frente, foi Lando Norris quem liderou a segunda parte da classificação, à frente de Russell e Fernando Alonso.
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Quero receberQ3: Mercedes fecha a primeira fila na classificação pela primeira vez desde 2021
A pista continuou seca na última parte da classificação, e o mesmo padrão se repetiu: as Mercedes muito rápidas, com Lando Norris tentando incomodar e Max Verstappen com dificuldades com seu carro. No final, o piloto da McLaren acabou abortando sua última volta, que não vinha sendo muito boa, o holandês viu o carro escorregar na curva, e a briga ficou entre os pilotos da Mercedes.
Hamilton chegou a fazer a pole provisória, mas foi superado pelo companheiro Russell, que vem embalado da vitória no último fim de semana na Áustria e vem sendo o mais rápido na Mercedes nas classificações neste ano. A diferença entre os dois foi de 171 milésimos. "O carro melhorou muito desde que colocamos as atualizações no Canadá, mas hoje ele se transformou. Mas não foi fácil porque a pista foi melhorando e, durante o Q1 e Q2, eu senti que seria eliminado em várias oportunidades. Mas assim que chegou no Q3 eu ganhei confiança e conseguir fazer boas voltas."
Em segundo no grid, Hamilton salientou algumas vezes que acertou seu carro pensando mais na corrida. Com Norris e Verstappen na segunda fila, o top 10 foi completado por Piastri, Nico Hulkenberg, que teve uma ótima classificação, Carlos Sainz, Lance Stroll, Alex Albon e Fernando Alonso.
QUALIFYING CLASSIFICATION
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