Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

F1 divulga as sedes das 6 corridas sprint de 2025 e GP de SP segue na lista

A temporada de 2025 da Fórmula 1 terá o mesmo número de GPs, 24, e também a mesma quantidade de sprints, seis, com o GP de São Paulo mais uma vez figurando entre os selecionados para receber o formato diferente, que troca duas sessões das três sessões de treinos livres por uma classificação e uma corrida curta, com um terço de duração do GP normal.

Além do GP de São Paulo, que está marcado para 9 de novembro de 2025, permanecem na lista os GPs da China, Miami, Estados Unidos (em Austin) e Qatar. A única mudança em relação às sprints deste ano é a saída da Áustria e a entrada da Bélgica.

A prova belga, inclusive, já foi palco de uma sprint em 2023.

A ideia do formato é diversificar o modelo de disputa em algumas provas e aumentar a audiência de sessões que normalmente seriam apenas treinos livres. Outra ideia da sprint é agregar valor aos ingressos, com duas sessões competitivas a mais para os torcedores.

Pela primeira vez, contudo, o calendário da sprint é divulgado sem que haja quaisquer propostas para mudar o formato. As equipes estão mais contentes com a organização do fim de semana agora que a classificação para a sprint ocorre na sexta, a sprint é no início do sábado, e o restante do final de semana não muda em relação às corridas "normais". E, principalmente, com a decisão de tornar os eventos totalmente independentes. Ou seja, o resultado da sprint não afeta o restante do final de semana, e os carros podem ser alterados entre a sprint e a classificação para o GP.

A F1, no entanto, admite que há conversas sobre possíveis mudanças, que chegaram a ser discutidas no início do ano, como inverter parte do grid ou dar a chance para pilotos jovens, mas não há nenhuma proposta formal sendo discutida no momento.

As sprints têm ganhado adeptos no paddock. "Sempre gostei do formato sprint", disse Lewis Hamilton. "Perde-se muito tempo nos finais de semana e poderíamos encurtar as sessões para que os fãs tenham uma experiência melhor".

Maior vencedor das sprints até aqui, Max Verstappen segue dizendo ironicamente que continua "amando" o formato. Mas até o holandês preferiu a dinâmica que estreou em 2024 porque, com a possibilidade de mudar o carro entre a sprint e a classificação, é possível ter resultados mais diferentes porque as equipes podem reagir ao que aconteceu na sprint. Vimos isso claramente na última sprint, disputada na Áustria, e que acabou com batida entre Verstappen e Norris.

A próxima sprint será somente em outubro, no GP dos Estados Unidos, em Austin.

Continua após a publicidade

Confira o calendário da F1 de 2025:

  • 14-16 de março - Austrália
  • 21-23 de março - China - sprint
  • 4-6 de abril - Japão
  • 11-13 de abril - Bahrein
  • 18-20 de abril - Arábia Saudita
  • 2-4 de maio - Miami - sprint
  • 16-18 de maio - Emilia-Romagna
  • 23-25 de maio - Monaco
  • 30 de maio-1 de junho - Espanha
  • 13-15 de junho - Canadá
  • 27-29 de junho - Áustria
  • 4-6 de julho - Grã-Bretanha
  • 25-27 de julho - Bélgica - sprint
  • 1-3 de agosto - Hungria
  • 29-31 de agosto - Holanda
  • 5-7 de setembro - Itália
  • 19-21 de setembro - Azerbaijão
  • 3-5 de outubro - Singapura
  • 17-19 de outubro - EUA - sprint
  • 24-26 de outubro - México
  • 7-9 de novembro - Brasil - sprint
  • 20-22 de novembro - Las Vegas
  • 28-30 de novembro - Qatar - sprint
  • 5-7 de dezembro - Abu Dhabi

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes