Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Esteban Ocon assina com a Haas em busca de limpar seu nome na F1

Mais uma peça se encaixou no movimentado mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2025: Esteban Ocon será companheiro do novato Ollie Bearman na Haas, com um contrato de pelo menos dois anos tendo sido anunciado hoje. Agora, restam cinco vagas na Mercedes, Alpine, Sauber/Audi, RB e Williams.

É inevitável que a troca da Alpine pela equipe norte-americana soe como um passo para trás para Ocon. E é. A Haas vem crescendo bastante sob o comando do novo chefe Ayao Komatsu, mas convive com as limitações que vêm de seu modelo de negócio, aproveitando tudo o que pode ser comprado por regulamento de outra equipe.

E esse passo para trás não é por acaso. Repetidamente, Ocon, que no trato com os jornalistas no paddock é sempre um dos mais fantásticos, ganhou a fama de pessoa difícil para se trabalhar, e também muito agressivo com os companheiros de equipe. E isso marcou suas últimas semanas.

Até porque seu desempenho na pista nesta temporada pela Alpine tem sido superior ao do companheiro Gasly. Mas quando ficou claro que ambos estavam buscando oportunidades fora da equipe, os franceses correram para dar a Gasly a segurança de que ele seria mantido, enquanto Ocon era liberado para negociar com outras equipes logo no começo de junho.

Sem opções realistas na parte da frente do pelotão, Ocon passou a negociar com equipes que buscam pilotos experientes para subir de nível. Não teria se interessado em se juntar à Audi e encontrou a porta fechada na Williams mesmo depois de Carlos Sainz desistir de se juntar ao time britânico. O motivo? James Vowles, chefe da Williams, não traz boas referências de Ocon dos tempos de reserva da Mercedes.

Esse tipo de má fama entre os engenheiros não é incomum na F1. Para ficar nos dois primeiros exemplos que vêm à cabeça, Pascal Wehrlein e Nyck De Vries tiveram suas carreiras afetadas por isso.

Dentro da pista, Ocon teve bons resultados. Conquistou títulos no europeu de F3 (disputando contra Verstappen) e na GP3 (equivalente à atual F3) logo na estreia. Mesmo assim, Ocon sempre teve problemas de patrocínio, e chegou a ir para o turismo alemão antes de estrear pela nanica Manor no meio da temporada 2016.

Isso só aconteceu porque ele passou a ser apoiado pela Mercedes, o que também o levou À Force India por três anos. Em 2019, ele se viu sem vaga e foi reserva justamente da Mercedes.

Pinçado pela Renault para substituir Daniel Ricciardo, Ocon encontrou a estabilidade que tanto buscava na carreira, e no ano seguinte assinou por três temporadas, depois de vencer o GP da Hungria de 2021.

Continua após a publicidade

Andou bem tendo Fernando Alonso ao seu lado e caminhava para ser o líder da equipe quando o espanhol saiu do time, mas viu seu desafeto Pierre Gasly ser contratado. Gasly foi ganhando espaço dentro da equipe e Ocon acabou sobrando.

Podem haver ainda mais vagas do que se imagina para 2025

Agora que as cartas mais marcadas estão confirmadas, sobram grandes incógnitas nas vagas para a próxima temporada, com movimentos inesperados acontecendo nas últimas semanas. Com o crescimento da Mercedes, Toto Wolff voltou ao mercado sabendo que uma vaga, mesmo que só de um ano, passou a ser mais atrativa, e também seria uma forma de proteger Andrea Kimi Antonelli, que estreiaria ainda com 18 anos já andando entre os primeiros. Porém, o ótimo rendimento do italiano no último final de semana na F2 pode ter alterado o cenário novamente.

Com isso, foram retomadas as conversas com Carlos Sainz, que tem também uma proposta na mesa da Alpine. A Williams diz que não vai esperar pelo espanhol, e a Sauber/Audi pode não ter outra opção muito melhor.

Mas há ainda outro fator. A Red Bull tornou pública a pressão por resultados melhores de Sergio Perez, e não está claro quem seria seu substituto - se Daniel Ricciardo, que também não vem enchendo os olhos na RB, Liam Lawson, o que seria uma aposta. E essa é uma resposta esperada para o mês que vem.

Pilotos confirmados no grid da F1 em 2025

Red Bull: Max Verstappen e Sergio Perez
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Mercedes: George Russell
Ferrari: Lewis Hamilton e Charles Leclerc
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Alpine: Pierre Gasly
RB: Yuki Tsunoda
Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
Williams: Alex Albon
Sauber/Audi: Nico Hulkenberg

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes