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Mercedes explica como carro de Russell 'emagreceu' e inglês perdeu vitória

A Mercedes ainda busca saber exatamente o que fez com que o carro de George Russell terminasse o GP da Bélgica 1.5kg mais leve do que o peso mínimo regulamentar, fazendo com que o inglês fosse desclassificado e perdesse a vitória na corrida de Spa-Francorchamps. O mais provável é que uma série de fatores tenha contribuído para isso.

"Foi obviamente muito decepcionante e lamentável, especialmente depois que ele tinha feito uma corrida tão forte para vencer. Estamos tentando entender exatamente o que aconteceu", disse o chefe de engenharia de pista da equipe, Andrew Shovlin.

"O carro pode perder muito peso durante a corrida. Há o desgaste de pneus, desgaste de pranchas, de freio, consumo de óleo. O próprio piloto pode perder muito peso, e nesta corrida em particular isso aconteceu com George."

Para entender a explicação, vale a pena voltar às regras. O peso do carro é definido pela soma do peso da máquina em si e do piloto com toda sua indumentária. Esse peso do piloto tem de corresponder a pelo menos 80kg, caso contrário a equipe é obrigada a colocar lastros debaixo do assento do piloto. E a pesagem é feita sem combustível.

Os pilotos geralmente perdem cerca de 2kg em líquidos durante as corridas, mas fatores climáticos podem alterar isso, ou até mesmo a intensidade da disputa. No caso de Russell em Spa, ele fez uma tática ousada de uma parada, mesmo tendo trocado os pneus bem cedo na prova, e no final aguentou a pressão do companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que tinha liderado praticamente o tempo todo.

O desgaste destes pneus é outro fator que contribuiu, uma vez que a Mercedes, antes da prova, não estava calculando que seria possível fazer apenas uma parada. Já a prancha à qual Shovlin se refere é o material que fica sempre em contato com o solo e é chamado de "prancha de legalidade" pois é como se controla a altura regulamentar do carro. Em Spa, especialmente na curva Raidillon, é comum que o carro bata mais no solo.

Shovlin confirmou que os carros de Russell e Hamilton começaram a corrida com pesos totais muito semelhantes. "Lewis e George foram pesados ??após qualificação. Os carros estavam dentro de 500 gramas [de diferença entre si]. O carro de George foi o único com problema, porque coisas como o desgaste dos pneus foram muito maiores. E parece que perdemos mais material na prancha. Porém, coletaremos todos esses dados, e veremos como podemos refinar os nossos processos porque, claramente, não queremos que isso aconteça no futuro."

Como os carros começaram com pesos muito semelhantes, não houve vantagem inicial para Russell. Porém, isso foi mudando ao longo da prova porque esses vários fatores estavam fazendo com que ele fosse ficando mais leve que os outros ao longo das 44 voltas da prova. "Mas isso é na casa dos centésimos de segundo por volta."

Russell cruzou a linha de chegada apenas 0s525 à frente de Hamilton, com Oscar Piastri logo atrás, a 1s173 do inglês. Na checagem que a Federação Internacional de Automobilismo faz depois de todas as provas, ficou claro que o conjunto Mercedes + Russell estava pensando 796.5kg, quando o peso mínimo é de 798kg. E essa é uma questão bem direta no regulamento: não importa o motivo, se o conjunto chegou no final da prova abaixo desse peso, mesmo por uma margem ainda menor, o piloto é desclassificado.

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Com isso, Russell se tornou apenas o sexto piloto na história da F1 a ser desclassificado após uma vitória.

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