Pole Position

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GP da Holanda: Datas, horários e tudo sobre a 15ª etapa do campeonato da F1

Nem parece que, há 12 meses, Max Verstappen estava chegando a Zandvoort para igualar a marca de maior número de provas vencidas em sequência, que ele inclusive bateria em Monza. Verstappen venceu 10 corridas seguidas em 2023. Agora, o tricampeão está passando por sua maior seca desde 2020, quando nem era campeão mundial.

Na última corrida, na Bélgica, ele poderia muito bem ter vencido, tendo conquistado a pole position com ampla margem. Mas levou uma punição pela troca de componentes no motor e sofreu com algo que vem afetando muito mais a Red Bull neste ano: a turbulência dos outros carros.

Por isso, a classificação será importante e tem tudo para ser muito concorrida, com a McLaren e Mercedes muito fortes nas últimas provas. E a chuva pode dar as caras em pelo menos um dos dias de atividades, de acordo com a previsão do tempo.

Como acompanhar o GP da Holanda

Sexta-feira, 23 de agosto
Treino livre 1 - 7h30 (transmissão a partir das 7h20 no BandSports)
Treino livre 2 - 11h (transmissão a partir das 10h50 no BandSports)

Sábado, 24 de agosto
Treino livre 3 - 6h30 (transmissão a partir das6h20 no BandSports)
Classificação - 10h (transmissão a partir de 9h30 na TV Band e Bandplay)

Domingo, 25 de agosto
GP da Holanda
- 10h (transmissão a partir de 9h na TV Bandeirantes, Bandplay, Rádio Bandeirantes, BandSportsFM e VT no BandSports)

Circuito de Zandvoort

Distância: 4.259m
Número de voltas: 72
DRS - 2 zonas
Zona 1: após a curva 10
Zona 2: última curva e reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

Resultado de 2023

Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min10s567

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Pódio

1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 2h24min04
2º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) + 3s744
3º Pierre Gasly (FRA/Alpine) + 7s058

Características da pista da Holanda

A pista de Zandvoort é curta e com muito trabalho para os pneus o tempo todo, então é preciso tirar um pouco de carga deles no acerto, ao mesmo tempo em que se usa uma carga mais alta de downforce. Também é uma pista para carros mais ágeis, pelas mudanças de direção rápidas. E que premia carros com boa tração.

O palco do GP da Holanda é um circuito curioso. Às vezes é Silverstone, com curvas que geram uma força de até cinco vezes a gravidade, como é o caso da 1 e da 11, as duas que vêm logo depois das zonas de DRS. Mas também tem seu lado Mônaco, por ser muito estreito, ou seja, é difícil de encontrar um lugar para ultrapassar. E tem várias mudanças de elevação e algumas curvas cegas.

O número de ultrapassagens fica abaixo da média dos GPs, embora o regulamento de 2022 tenha casado bem com uma pista com várias curvas feitas acima de sexta marcha, algumas delas com raio longo. O problema é realmente a falta de espaço para realizar as manobras, pois a pista é bem estreita. Mas foi em Zandvoort, por conta da chuva que caiu duas vezes na prova de 2023, que a F1 bateu seu recorde de ultrapassagens em uma corrida: 188!

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O  carro de Eliseo Salazar, à frente de Derek Warwick e Manfred Winkelhock no GP da Holanda de Fórmula 1 em 1982. 3 de julho de 1982
O carro de Eliseo Salazar, à frente de Derek Warwick e Manfred Winkelhock no GP da Holanda de Fórmula 1 em 1982. 3 de julho de 1982 Imagem: Mike Powell/Getty Images

Curiosidades sobre o GP da Holanda

É uma pista antiga, feita no pós-guerra e que contava com uma junção entre ruas normais e outras feitas especificamente para as corridas, o que era normal na época. Mas Zandvoort sempre foi diferente porque, ao contrário de suas contemporâneas, como Spa-Francorchamps, era uma pista curta, como é até hoje, com pouco mais de 4km de extensão. E também porque foi construída em cima de dunas.

Mas houve mudanças ao longo do caminho. A pista era usada pela F1 até 1985, quando o promotor local parou de operar e parte da pista foi vendida para virar um parque de diversões, que não existe mais. A pista é vizinha do clube de futebol local, o SV Zandvoort, que está na sétima divisão do futebol holandês (e quinta divisão do futebol amador).

Há duas versões para o nome da curva mais famosa do circuito, a Tarzan. A mais popular era de que, quando a pista foi feita, em 1948, um homem cujo apelido era Tarzan só aceitou ceder o terreno de seu jardim se ganhasse o nome da curva. Mas também circula a versão de que, na verdade, uma máquina usada para fazer o circuito tinha esse apelido.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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