Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lando Norris lidera treino livre atrapalhado pela chuva no GP da Holanda

Lando Norris colocou a McLaren na frente na primeira sessão de treinos livres para o GP da Holanda, que começou com chuva e muito vento, e depois teve céu aberto. Max Verstappen, da Red Bull, foi o segundo, e Lewis Hamilton foi o terceiro, com a Mercedes. Carlos Sainz foi o quarto, com a Ferrari, colocando quatro carros diferentes nas quatro primeiras colocações.

A diferença, contudo, não foi pequena. Embora apenas dois décimos de segundo tenham separado os dois primeiros, Hamilton ficou a seis décimos do líder e Sainz, a sete.

A sessão ficou bastante agitada na parte final, quando estava criado um trilho seco e os tempos começaram a cair rapidamente. Era importante para a McLaren estar na pista testando o primeiro grande upgrade no carro desde as mudanças que melhoraram significativamente o rendimento do carro no GP de Miami, em maio.

Outra equipe que aproveitou bastante os minutos finais foi a Red Bull, que testava soluções para seu carro, e a Mercedes, que vai tentar usar a configuração que deveria ter estreado na Bélgica, mas que não foi usada na ocasião.

Outra equipe com um bom número de novidades é a Williams, com o maior pacote desde o início da temporada. É bom lembrar que, embora as fábricas tenham ficado impedidas, por regulamento, de terem qualquer atividade ligada à performance por duas semanas em agosto, essas atualizações já estavam programadas anteriormente. Todo o processo de desenvolvimento de uma nova peça leva pelo menos dois meses na F1.

É possível que a chuva volte para a segunda sessão de treinos livres, marcada para começar às 11h da manhã, pelo horário de Brasília. A previsão aponta para que a chuva volte 1h antes da sessão. Existe a possibilidade de chuva também para o sábado, mas é mais provável que o resto do final de semana seja disputado com tempo seco.

Além da chuva, o problema para os pilotos na primeira sessão de treinos livres foi o vento. Nico Hulkenberg, que escapou da pista algumas vezes, chegou a dizer que, pela primeira vez, sentiu o vento em seu corpo dentro do cockpit. A Holanda está sendo atingida pelos efeitos da tempestade Ernesto e tem ventado bastante em Zandvoort desde o meio da semana.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes