Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Mais um estreante na F1: Jack Doohan será companheiro de Gasly na Alpine

A Alpine anunciou nesta sexta-feira (23) a promoção do australiano Jack Doohan a titular da equipe na próxima temporada da Fórmula 1. O piloto de 21 anos, que é filho do pentacampeão mundial de motociclismo, Mick Doohan, foi o reserva da equipe nas últimas duas temporadas.

Doohan não era a primeira opção da Alpine, que tentou atrair Carlos Sainz, mas o espanhol preferiu assinar com a Williams. Ele chega para o lugar de Esteban Ocon, que assinou com a Haas.

Doohan é o segundo estreante confirmado para a próxima temporada da Fórmula 1, depois que Oliver Bearman foi contratado também pela Haas. E espera-se para a semana que vem o anúncio de mais um novato, Kimi Antonelli, para a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes. E o consultor da Red Bull, Helmut Marko, voltou a afirmar nesta semana que Liam Lawson estará no grid na próxima temporada.

O curioso é que nenhum dos quatro pilotos tem títulos na Fórmula 2 ou na Fórmula 3, os dois últimos estágios nas categorias de acesso à F1. Bearman foi terceiro em sua estreia na F3 e atualmente é 13º na F2. Antonelli pulou a F3 e é sétimo na F2. Doohan foi vice-campeão na F3 em 2021, sexto na F2 em 2022 e terceiro no ano seguinte. E Lawson tem um quinto lugar como melhor resultado na F3 e um terceiro na F2. Enquanto isso, os últimos dois campeões da Fórmula 2, Felipe Drugovich e Theo Porchaire, não conseguiram uma vaga na categoria principal.

Com a chegada de Doohan, que deixou uma boa impressão na equipe nos testes que fez nos últimos meses, e também nas sessões de treinos livres das quais participou, de Bearman e de Antonelli, a média de idade da F1 vai cair na próxima temporada. O australiano tem 21 anos, o britânico tem 19 e Antonelli completa 18 neste domingo. E Lawson tem 22 anos.

Com a agitada dança das cadeiras da Fórmula 1 para 2025, Logan Sargeant vai ficar de fora, Kevin Magnussen muito provavelmente também, assim como pelo menos um dos pilotos atuais da Sauber. Por enquanto, Sergio Perez está confirmado, mas se a chegada de Lawson for confirmada, ou ele, ou Daniel Ricciardo, vão sobrar.

Isso porque o neozelandês foi sondado pela Sauber/Audi e a Red Bull não quis liberá-lo. Essa vaga é a grande incógnita do mercado no momento. Depois de não conseguir atrair Sainz e da tentativa frustrada de ter Lawson, a equipe iniciou um leilão pela vaga buscando um piloto que possa aliar bons resultados a um bom retorno financeiro. Sabe-se que eles não querem continuar com Bottas e Zhou, mas nenhum cenário pode ser totalmente descartado, inclusive de que essa vaga fique com um quinto novato.

É uma mudança e tanto para um grid que, pela primeira vez na história da F1, foi exatamente o mesmo em 2023 e 2024.

Confira quais os pilotos confirmados para 2025

Red Bull: Max Verstappen e Sergio Perez
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Mercedes: George Russell (confirmação de Kimi Antonelli é esperada para a semana que vem)
Ferrari: Lewis Hamilton e Charles Leclerc
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Alpine: Pierre Gasly e Jack Doohan
RB: Yuki Tsunoda
Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
Williams: Alex Albon e Carlos Sainz
Sauber/Audi: Nico Hulkenberg

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes