Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris faz a pole position em classificação com surpresas no GP da Holanda

Lando Norris conquistou a pole position diante dos torcedores de Max Verstappen e vai largar na ponta no GP da Holanda, que começa às 10h da manhã, pelo horário de Brasília. O holandês da Red Bull vai largar em segundo, se recuperando no final de uma classificação que vinha se desenhando complicada para a Red Bull. Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren, sai em terceiro.

Para a corrida, fica o desafio para Lando Norris acabar com uma máxima incômoda: nas cinco vezes em que ele largou na frente na F1 até aqui, contando corridas e sprints, ele nunca terminou a primeira volta na liderança.

Depois dos ventos fortes da sexta-feira e da chuva do último treino livre no sábado pela manhã em Zandvoort, as condições da pista estavam bem diferentes para a classificação. E isso pode ajudar a explicar algumas surpresas, como a eliminação de Carlos Sainz e de Lewis Hamilton ainda na segunda parte da definição do grid, além de Max Verstappen passando para o Q3 apenas com a oitava colocação, e Perez sofrendo no Q1.

Após a classificação, Hamilton levou uma punição de 3 posições no grid por atrapalhar o Perez e Albon foi desclassificado porque o assoalho de sua Williams estava fora do tamanho regulamentar. Ele terá permissão para largar, assim como o companheiro Sargeant, mas terá que sair dos boxes porque precisa trocar a especificação de seu assoalho

Outro destaque foi Alex Albon, que colocou a Williams na oitava colocação.

Como foi a classificação para o GP da Holanda

Q1: Sargeant nem consegue ir para a pista após batida

Logan Sargeant sai da Williams após batida no treino livre do GP da Holanda
Logan Sargeant sai da Williams após batida no treino livre do GP da Holanda Imagem: Reprodução/F1

Antes mesmo da classificação começar, o trabalho era intenso na garagem da Williams, com os mecânicos tentando aprontar o carro de Logan Sargeant depois de uma batida forte do norte-americano no terceiro treino livre.

Continua após a publicidade

A batida veio no pior momento possível para a Williams, que estreia seu primeiro grande pacote de mudanças neste fim de semana. Tanto Sargeant, quanto o companheiro Alex Albon estavam com as novas peças, e o bom desempenho do tailandês mostrou uma evolução. Mas o carro de Sargeant acabou não ficando pronto e ele deve conseguir largar com uma permissão da Federação Internacional de Automobilismo por ter feito tempos significativos na sexta-feira.

Além de Sargeant, ficaram pelo caminho logo de cara as duas Sauber, de Bottas e Zhou, a Alpine de Esteban Ocon e a RB de Daniel Ricciardo. "Não sei o que está acontecendo, mas tem algo errado. O carro é um desastre desde o começo desta sessão", disse Ocon, que ficou a dois décimos do companheiro Pierre Gasly.

Q2: Sainz e Hamilton fora da definição do top 10

A pista de Zandvoort é curta, e isso faz com que os tempos estejam sempre muito próximos, com mais chances de surpresas. É só não fazer uma volta limpa e você corre o risco de ficar de fora, como descobriram Carlos Sainz e Lewis Hamilton.

A eliminação do inglês foi a mais surpreendente porque a Mercedes andou bem por todo o final de semana, enquanto a Ferrari já vinha tendo mais dificuldade.

Continua após a publicidade

Mas eles não foram os únicos. A própria Red Bull já não vinha parecendo tão equilibrada desde o Q1, quando Perez, precisou de um segundo jogo de pneus para passar ao Q2. E Max Verstappen também não conseguiu fazer uma grande volta no Q2, passando sem muita margem.

Yuki Tsunoda e as duas Haas, que têm atualizações neste fim de semana, ficaram na segunda parte da classificação juntamente com Sainz, 11º, e Hamilton, 12º.

Q3: Os dois primeiros no campeonato vão dividir a primeira fila

As McLaren pareciam bastante fortes por toda a classificação, usando seu maior pacote de atualizações desde o GP de Miami, em maio. "Parece mais fácil do que realmente está por conta das condições", disse Norris após marcar a pole position por 0s356, uma diferença bastante considerável para uma pista como Zandvoort.

Tanto, que Verstappen estava contente com a segunda colocação, visivelmente brigando bem mais com o carro do que Norris. "A mudança na direção do vento faz com que seja difícil você estabelecer uma referência de uma volta para a outra", explicou o líder do campeonato.

A segunda fila ficou com Piastri e Russell, que liderou a sexta-feira, ficou apenas em quarto, seguido por Sergio Pérez, Charles Leclerc e Fernando Alonso. Alex Albon foi o 'melhor do resto' com a atualizada Williams.

Continua após a publicidade

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, Alexander Albon terminou na oitava colocação e não na sétima, e George Russell na quarta, e não na quinta posição. As informações foram corrigidas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.