Ao contrário do programado, Drugovich não vai fazer treino livre na Itália
A programação do piloto reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich, era pilotar o carro da equipe no primeiro treino do GP da Itália, mas mudanças profundas na pista fizeram o time mudar de ideia, como explicou Fernando Alonso ao UOL Esporte em Monza.
"Originalmente, eu daria o meu primeiro treino livre para o Felipe aqui em Monza. Mas daí percebemos que a mudança no asfalto era maior do que nós pensávamos e as zebras também eram diferentes do que pensávamos. E a equipe decidiu que era melhor mudar os planos."
O tradicional circuito de Monza passou por uma grande reforma para melhorar o acesso, com a construção de mais e maiores túneis passando por debaixo da pista. Por conta disso, o asfalto da reta principal foi totalmente refeito, e a decisão foi de estender isso no restante da pista.
O asfalto escolhido é bem diferente, muito mais escuro, e que deve gerar muito mais aderência. E isso pode alterar até mesmo a maneira de configurar os carros, dando a possibilidade de usar ainda menos carga aerodinâmica.
E as mudanças não pararam por aí. As zebras estão mais suaves (ou mais "genéricas", nas palavras de Alex Albon, que não gostou muito das mudanças por entender que a pista perdeu um pouco de seu caráter).
É por conta disso que Alonso não quis perder nenhuma sessão de treino livre. Ele acredita que até mesmo as trajetórias serão diferentes.
"Vai ser como um novo começo para Monza, que era um circuito muito conhecido para todos. Novo asfalto, novas chicanes. O primeiro treino livre vai ser divertido, com todo mundo tentando encontrar alguns traçados diferentes, como usar as zebras. Acho que isso é sempre uma boa experiência."
Embora a programação tenha mudado, Felipe Drugovich vai fazer as duas sessões de treinos livres que, por regulamento, cada equipe tem que ceder a um piloto jovem. O planejamento atual da equipe é que o brasileiro faça a primeira sessão de treinos livres no GP da Cidade do México e no GP de Abu Dhabi.
Drugovich fez sua estreia em uma sessão oficial de F1 justamente no treino livre do GP de Abu Dhabi de 2022. E também pilotou em duas sessões, na Itália e novamente em Abu Dhabi, em 2023, já como piloto reserva da Aston Martin.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.