Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Hamilton é o mais rápido do dia em Monza com Norris só 3 milésimos atrás

Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o mais veloz do dia de treinos livres para o GP da Itália, mas viu a McLaren de Lando Norris ficar muito perto, a três milésimos de segundo, de sua melhor marca. A terceira posição ficou com Carlos Sainz, da Ferrari, que também ficou perto dos líderes: foi 103 milésimos mais lento que Hamilton.

Depois de liderar a primeira sessão do dia, Max Verstappen foi apenas o 14º. Ele foi um dos pilotos atrapalhados por uma bandeira vermelha causada por Kevin Magnussen, da Haas, em um momento do treino em que vários pilotos estavam fazendo suas simulações de classificação.

Mas apenas isso não explica o desempenho bem aquém do líder do mundial. Mesmo quando Verstappen foi o mais rápido no primeiro treino livre, sua velocidade de reta foi a mais lenta de todos, indicando uma necessidade de ajustar melhor o comprometimento entre o rendimento de curvas e nas retas. E, no segundo treino livre, tanto Verstappen, quanto Sergio Perez, travaram os pneus em algumas oportunidades.

Por outro lado, a McLaren do segundo colocado no campeonato e vencedor da última prova, Lando Norris, estava muito estável por toda a sexta-feira. A impressão é de que o time, que vem conseguindo melhorar seu carro de maneira mais consistente que os rivais desde o ano passado, tem alguma margem para mostrar na classificação e na corrida. E a Ferrari, que tem uma atualização importante no carro, também parece ter um desempenho melhor do que nas últimas provas.

Hamilton com o cockpit 'pegando fogo'

Hamilton - e também seu companheiro George Russell, que fechou o dia em sexto - teve um problema incomum. Nas duas sessões de treinos livres, ele reclamou que seu assento estava ficando quente demais.

Parte disso vem da temperatura ambiente e do asfalto: os termômetros chegaram a 34ºC nesta sexta-feira em Monza, e a temperatura da pista chegou a quase 50ºC - mas ambos estavam sentindo que a situação estava fora do normal. O time ainda pode fazer alterações para o terceiro treino livre, que começa às 7h30 pelo horário de Brasília.

Os companheiros de Mercedes estavam com configurações diferentes em seus carros: Hamilton tinha o assoalho mais recente no segundo treino livre e Russell, o mais antigo. Agora a equipe vai estudar os dados para definir o que usar, lembrando que Russell não tinha feito o primeiro treino livre porque cedeu o carro para Kimi Antonelli, que bateu. O italiano deveria ter falado com a imprensa ao final do dia, depois de ter feito também a classificação da Fórmula 2, mas ele não estava se sentindo bem e voltou mais cedo ao hotel.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes