Verstappen lidera treino na Itália e provável substituto de Hamilton bate
Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP da Itália de F1, marcado por uma estreia acidentada de Andrea Kimi Antonelli, piloto de 18 anos muito cotado para ser o substituto de Lewis Hamilton na Mercedes. Charles Leclerc foi o segundo com uma Ferrari bastante atualizada e Lando Norris foi o terceiro com a McLaren.
O treino livre também marcou a estreia oficial de Franco Colapinto na Williams. O argentino, que já tinha participado de uma sessão em Silverstone, agora está pilotando como titular, no lugar do americano Logan Sargeant. Ele ficou em 17º, a cerca de sete décimos do companheiro Alex Albon. Ele fez um treino limpo até sua última volta, quando perdeu a dianteira do carro na última curva, deu um passeio na brita e voltou para a garagem.
O italiano andou rápido logo de cara, mas pagou pelo excesso de velocidade, entrou muito forte na mesma curva em que Colapinto escapou, a Parabólica, e perdeu a traseira do carro, batendo forte. Antonelli, que estava andando pela primeira vez com o carro de 2024 da Mercedes, depois de fazer um programa extenso de testes com o carro de 2022, como preveem as regras da F1. Piloto apoiado pela Mercedes desde o kart, ele é muito cotado para ocupar a vaga do heptacampeão, de saída para a Ferrari em 2025.
Not the FP1 outing that Kimi Antonelli was looking for #F1 #ItalianGP pic.twitter.com/KmEHF8Ewv8
-- Formula 1 (@F1) August 30, 2024
Antonelli estava usando a versão atualizada do assoalho da Mercedes, dentro da programação do time de comparar o desempenho com peças novas e velhas. Ele estava no carro de George Russell, enquanto Lewis Hamilton foi para a pista com as peças antigas. O plano é inverter essas configurações para a segunda sessão de treinos livres e a equipe garante que tem peças de reposição suficientes.
Mas ninguém tem tantas atualizações como a Ferrari. Eles estão respondendo a um passo errado dado no desenvolvimento do carro no GP da Espanha, quando uma atualização trouxe mais pressão aerodinâmica para o carro e, ao mesmo tempo, fez o carro começar a saltar mais. Acreditando que o novo assoalho é certamente melhor, a Ferrari não planeja voltar à versão anterior por toda a sexta-feira.
E o rendimento pareceu bom neste início: Leclerc foi o segundo e Carlos Sainz ficou com a quarta posição. Mas os resultados desta primeira sessão não foram tão significativos: Valtteri Bottas, da Sauber, que geralmente sai da classificação logo na primeira fase, fez o quinto melhor tempo.
Pilotos e equipes ainda estão se adaptando às mudanças feitas na pista de Monza neste ano. O asfalto é totalmente novo e deve esquentar muito mais os pneus, pois é mais escuro do que o anterior. E também houve mudanças nas zebras para evitar que os pilotos exijam muito delas como no passado.
Outra equipe que tem um pacote maior de atualizações é a RB, mas no caso deles apenas um pacote ficou pronto, e ele estará no carro de Yuki Tsunoda ao longo do final de semana. Daniel Ricciardo terá as peças novas na próxima etapa, no Azerbaijão.
O segundo treino livre está marcado para as 12h, pelo horário de Brasília, e será quando as equipes vão fazer suas simulações de classificação e corrida.
Max makes his mark
-- Formula 1 (@F1) August 30, 2024
Here's the full FP1 classification #F1 #ItalianGP pic.twitter.com/WLQ6JRF4R5
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.