Norris faz a pole em dobradinha da McLaren na Itália; Verstappen é sétimo
Lando Norris fez a pole position do GP da Itália em uma dobradinha da McLaren em Monza, com Oscar Piastri em segundo e George Russell, da Mercedes, em terceiro. A 16ª etapa da temporada tem largada às 10h da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília. O líder do campeonato, Max Verstappen, vai largar apenas na sétima colocação.
Norris se surpreendeu com a sua pole, que acabou sendo conquistada com a volta de sua primeira tentativa no Q3. Ele se desculpava com sua equipe quando ouviu do engenheiro que era o pole position. "Pole? Bom, isso vai ser bom para a nossa corrida."
Q1: Estreante Colapinto escapa e Tsunoda se irrita com o carro
Depois de liderar a última sessão de treinos livres antes da classificação, a Mercedes começou a classificação com George Russell reclamando dos pneus. "Eles estão escorregando demais", disse o inglês, que foi o quinto colocado. Seu companheiro, Lewis Hamilton, também reclamou, mas das temperaturas do assento, algo que vem sendo um tema para os dois lados da garagem da Mercedes desde o primeiro treino livre. O heptacampeão teve uma volta deletada, mas conseguiu passar para o Q2 de maneira confortável, enquanto as Ferrari e as McLaren se dividiram nas primeiras posições.
Mas o Q1 da McLaren não foi tranquilo: Oscar Piastri chegou a ser investigado por uma liberação insegura, pois os mecânicos lhe deram o sinal para sair dos boxes quando Max Verstappen estava passando e eles quase bateram. Os comissários decidiram não dar nenhuma punição.
So close in the pit lane!
-- Formula 1 (@F1) August 31, 2024
Verstappen emerges for his final run and Piastri swings out in front of the Red Bull.
The McLaren is under investigation for an unsafe release.#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/CTmCI6W1h3
Nas últimas tentativas, Franco Colapinto forçou demais na segunda perna da Lesmo e saiu da pista, sendo eliminado no Q1 em sua primeira classificação na Fórmula 1.
Colapinto and Magnussen are off!
-- Formula 1 (@F1) August 31, 2024
Both are pushing hard on their final laps and find the gravel.#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/VoEOScQXIj
Além do argentino, foram eliminados também Yuki Tsunoda, o único piloto da RB que tem o pacote de mudanças que a equipe trouxe para Monza e que reclamou muito do carro dizendo que ele estava "muito difícil de pilotar", Lance Stroll, com a Aston Martin andando surpreendentemente mal, e as duas Sauber de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.
Kevin Magnussen foi outro piloto que saiu da pista, atrapalhando alguns pilotos nos instantes finais da sessão, mas conseguiu se manter na disputa.
Q2: Hamilton lidera e Norris avança com só duas voltas rápidas
Depois das primeiras tentativas, Lewis Hamilton fez o melhor tempo, enquanto Charles Leclerc reclamava que o carro estava saindo de frente na última curva. Na segunda tentativa, Max Verstappen pela primeira vez encaixou uma boa volta e fez o segundo melhor tempo, enquanto Lando Norris chamava a atenção por ter dado apenas seis voltas até então - ou seja, apenas uma tentativa no Q1 e uma tentativa no Q2. Ele era o único piloto nesta condição.
Ao final, nenhuma surpresa entre os eliminados. Fernando Alonso ficou com a 11ª colocação no grid e disse via rádio que o resultado "é melhor do que esperávamos". Ele vai dividir a sexta fila com Daniel Ricciardo. Magnussen e as duas Alpine também foram eliminados.
Com isso carros de seis equipes diferentes (as quatro principais, a Haas com Hulkenberg e a Williams com Albon) foram para a decisão da pole position.
Q3: Pilotos se surpreendem com a classificação final
Após as primeiras tentativas, foi a McLaren que apareceu nas duas primeiras colocações pela primeira vez em um fim de semana que seus pilotos sempre pareceram mais confortáveis que os demais na pista de Monza. Russell e Hamilton vinham logo atrás, seguidos pelas Ferrari, enquanto Verstappen errou em sua primeira tentativa e fez só o oitavo tempo.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberNa segunda tentativa, a Red Bull tentou colocar Perez para dar o vácuo para Verstappen, mas o mexicano escapou da pista e acabou abandonando a volta. E o holandês só ganhou uma posição.
Poucos pilotos conseguiram melhorar significativamente no final, e Lando Norris acabou ficando com a pole, com Oscar Piastri em segundo e George Russell em terceiro. Norris não tinha achado que sua volta seria suficiente para a pole, assim como Russell, que não se sentiu bem com o carro por toda a classificação, mas mesmo assim eles conseguiram ficar entre os três primeiros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.