Toto decidiu promover Antonelli 'em 5 minutos' e não fecha a porta para Max
Definitivamente não foi uma primeira coletiva de imprensa de um piloto qualquer. Logo depois do anúncio de que Kimi Antonelli, de 18 anos, formará a dupla de pilotos da Mercedes ao lado de George Russell em 2025, a equipe organizou uma entrevista em dois andares diferentes do motorhome da equipe no circuito de Monza, na Itália, com a presença inclusive do CEO da F1, Stefano Domenicali. E alguns pontos importantes ficaram claros: o chefe Toto Wolff não tem a expectativa de que Antonelli esteja pronto no começo do ano que vem, a trajetória de Russell foi um fator na decisão, e a porta para Max Verstappen não está fechada.
Decisão em 5 minutos após saída de Hamilton
A promoção de Antonelli, que faz parte do programa de jovens pilotos da Mercedes desde os 11 anos, estava nos planos de Toto Wolff. A ideia inicial era que ele fosse primeiro para a Williams, mesmo caminho de Russell, que também veio do programa. Mas a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari acelerou o processo.
"Eu decidi que Kimi iria para a Mercedes cinco minutos depois do Lewis me dizer que estava de saída para a Ferrari", revelou Wolff. "É claro que houve outras considerações, tínhamos que entender a situação de Max, mas segui meu instinto de que eu teria que apressar a promoção dele".
O anúncio da contratação de Antonelli, porém, fala que ele será o piloto da Mercedes em 2025. E o contrato de George Russell também vai até o final do ano que vem. O caminho para uma possível chegada do tricampeão, portanto, está aberto, embora Toto prefira dizer que "é assim que a equipe vem operando com os pilotos, com contratos mais curtos. Até mesmo o contrato de Lewis era de 1 ano + 1 ano", lembrou. "Mas eu sou muito transparente. Se houver flertes com outros pilotos, eles vão saber ao mesmo tempo que eu."
Wolff ainda aproveitou para fazer uma alusão a Jos Verstappen quando falava do pai de Kimi Antonelli, que estava, assim como a sua mãe, presente na entrevista. "Parece haver um padrão nos grandes pilotos, eles têm pais que são firmes e que entendem do automobilismo", disse o chefe da Mercedes, que se encontrou algumas vezes com os Verstappen nos últimos meses para tentar entender a situação do piloto, que tem contrato assinado com a Red Bull até o final de 2028, mas que duvida da capacidade da equipe entregar um motor forte quando as regras mudarem em 2026.
Kimi precisa diferenciar treino livre de classificação
Toto Wolff não tem a expectativa de que Antonelli chegue já pronto para disputar vitórias e o campeonato, mesmo acreditando que se trata de um talento especial. "Precisamos discutir a diferença entre treino livre e classificação", disse Wolff, rindo. E Antonelli ria junto. "Eu sei que eu preciso dosar melhor a velocidade, aprender que não é para forçar toda hora."
A brincadeira tem relação à estreia de Antonelli em uma sessão oficial de F1, nesta sexta-feira. Ele já colocou uma roda na grama na primeira freada da primeira volta, demonstrou uma velocidade impressionante, e bateu forte depois de cinco voltas. Mas tanto Toto, quanto o próprio Russell ressaltaram como é mais fácil acalmar um piloto rápido do que tornar rápido alguém que não tem habilidade suficiente. "Ou você é rápido, ou não é. Todos vão errar. Ele tem a velocidade que vai nos levar adiante."
A própria trajetória de Russell dá alguns indicativos para a Mercedes sobre Antonelli. "George foi para a Williams antes - aliás, ficou três anos, tempo demais por lá, e isso era algo que queríamos evitar agora. Ele errou lá, mas havia menos visibilidade. Agora, Kimi vai errar também tendo mais visibilidade e vamos lidar com isso."
A própria trajetória de Lewis Hamilton também está servindo de lição. Afinal, assim como Antonelli, o britânico também estreou em uma equipe vencedora - na McLaren, em 2007, disputando o título logo de cara. Ele chegou com uma quilometragem alta de testes, da mesma forma que Antonelli está sendo preparado. Ele já fez 10 testes com o carro de 2022, ou seja, um modelo que já é o das regras atuais, e continuará em seu programa até a estreia. "Foi algo que começou com o Lewis, de conduzir testes exatamente como são feitos os finais de semana de corrida."
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