Bortoleto vence saindo de último e está fazendo a sua parte por vaga na F1
O brasileiro Gabriel Bortoleto fez história em Monza ao vencer a corrida principal da Fórmula 2 saindo da última colocação do grid. Mais do que isso: em um final de semana que começou mal, com uma escapada na classificação, e conseguiu pontuar mais que o rival na disputa pelo campeonato, que foi o segundo no grid, nas duas corridas disputadas.
Em ambas as provas, ele saiu de último, enquanto Isaac Hadjar largou em nono na corrida curta e em segundo na prova principal. Não havia muita expectativa de que ele pudesse pontuar já na primeira corrida, que é mais curta, mas o ritmo demonstrado para ele chegar até a oitava posição deu uma prévia do que Bortoleto faria na prova principal neste domingo.
O brasileiro já era décimo e vinha com ótimo ritmo quando viu vários rivais fazerem a parada no box e seguiu na pista. Na volta seguinte, um Safety Car foi chamado e ele economizou tempo ao parar com a corrida neutralizada. Mesmo assim, a equipe disse ao UOL Esporte que, por seus cálculos, ele chegaria pelo menos em terceiro mesmo sem a intervenção do Safety Car.
"O carro estava bom, eu estava pilotando bem, nosso ritmo de corrida estava absurdo. Obviamente que, largando de último, você nunca espera uma vitória ou fazer tantos pontos em uma etapa, mas o que a gente fez hoje vai ficar para a história", disse Gabriel ao UOL Esporte.
"É muita emoção. É impossível imaginar um final de semana melhor do que esse. Ganhar vindo de último. Não tem coisa melhor."
De fato, ele fez história, pois nenhum piloto tinha conseguido largar em 22º e vencer na Fórmula 2. E agora também se coloca bem no campeonato, diminuindo a desvantagem para Hadjar para 10.5 pontos com três rodadas duplas pela frente. Em cada uma delas, há 39 pontos em jogo.
E também é com performances como esta que ele vai se aproximando de uma vaga na Fórmula 1, ainda que isso não seja uma ciência exata. Mas Bortoleto está se aproximando de conseguir o título da Fórmula 2 logo em sua primeira tentativa depois de ter conquistado o título da Fórmula 3 também em seu primeiro ano.
"O que importa é nossa performance de pista. É claro que tem a parte política como acontece com tudo no esporte, mas eu deixo isso para os meus empresários e para a McLaren cuidar. Da minha, o que tenho que fazer é mostrar performance na pista, de corridas como eu tive hoje, e isso faz diferença no final das contas."
Bortoleto está na disputa por uma vaga na Sauber, embora o favorito para a vaga seja Valtteri Bottas. Há, no entanto, um impasse em relação à duração do contrato, já que a Sauber, que está se reforçando porque vai se tornar a equipe de fábrica da Audi em 2026, quer um acordo de apenas um ano com o finlandês, que já está lá há três temporadas e poderia ajudar nessa transição.
A menção à McLaren vem do fato que o brasileiro é atualmente membro da academia de jovens pilotos do time britânico, que vem ajudando em seu desenvolvimento cedendo horas de simulador, indicando um engenheiro para trabalhar com ele dentro da equipe Invicta e facilitando sua preparação para testes futuros com a F1.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.