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Verstappen diz que Red Bull 'virou monstro' e McLaren pode favorecer Norris

Se o GP da Holanda tinha deixado no ar a dúvida se teríamos uma disputa direta entre Max Verstappen e Lando Norris pelo campeonato de pilotos, as reações de Red Bull e McLaren após a corrida da Itália deixaram claro que ambos os lados estão apostando nisso. Para a Red Bull, é preciso "virar o carro do avesso" para evitar uma derrota no mundial, nas palavras do próprio Verstappen, enquanto, na McLaren, começa a haver a noção de que será necessário priorizar Lando Norris.

A vitória em Monza foi de Charles Leclerc, que teve um ótimo ritmo, fez uma parada a menos que as McLaren, e levou a Ferrari à terceira vitória no ano. A Scuderia vem de uma fase ruim trazida pela atualização que estreou no GP da Espanha, em junho, mas estreou um novo assoalho neste fim de semana.

"Eles acabaram nos ajudando, porque o prejuízo poderia ter sido maior", comemorou o chefe da Red Bull, Christian Horner, após reconhecer que, se a situação de seu carro continuar a mesma, será difícil para Verstappen conquistar o tetracampeonato, algo que era impensável pouco tempo atrás.

Red Bull virou um monstro, diz Verstappen

A McLaren trouxe uma atualização na Holanda, deu mais um passo adiante, e a Red Bull segue envolta em seus problemas, a ponto de Verstappen dizer que o carro "que era dominante ano passado, virou um monstro".

Horner explica que um comportamento que já estava aparecendo no final do ano passado, principalmente a partir do GP dos Estados Unidos, em outubro, ficou mais evidente agora. "Há uma desconexão entre a dianteira e a traseira do carro. É algo que o túnel de vento não nos mostra, mas a pista claramente mostra. Então temos que usar as outras ferramentas que temos à disposição para tentar resolver isso."

Horner também não está contente com a falta de ação da FIA em relação às asas dianteiras de McLaren e Mercedes, que ajudaram justamente nessa tal conexão entre os eixos. A entidade diz que está buscando entender o que essas equipes fizeram, mas ressaltou que não pretende mexer no regulamento ou banir qualquer sistema ao longo desta temporada. "Em 2021, eles mexeram na questão da asa no meio do ano", lembrou o britânico.

Outra equipe que seria em teoria prejudicada pela falta de ação da FIA, a Ferrari, prefere não comentar. "Isso eu converso com o Tombazis [chefe de monopostos da FIA] e não com a imprensa", disse Fred Vasseur.

Voltando à Red Bull, Horner apontou uma folga do campeonato, entre os GPs de Singapura, no meio de setembro, e dos Estados Unidos, no meio de outubro, como um momento chave para a Red Bull resolver seus problemas. A partir daí, restarão seis etapas no campeonato.

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A McLaren precisa definir seu primeiro piloto?

Foram várias as tentativas especialmente da imprensa britânica de fazer o chefe da McLaren, Andrea Stella, admitir que, se a McLaren quer o mundial de pilotos, vai precisar evitar que Oscar Piastri tire pontos de Lando Norris.

Ele primeiro disse que a equipe deve rever suas regras internas, que foram chamadas de "regras papaia" em uma comunicação via rádio durante o GP da Itália. E depois, para um grupo menor de jornalistas, disse que "Oscar tem que lembrar que está em seu segundo ano na Fórmula 1 e é um grande talento. Ele é o futuro. Tem que ver isso [ajudar Lando] como um investimento."

Ou seja, é bem possível que vejamos uma mudança no comportamento dos pilotos da McLaren agora que está claro que a Red Bull não vai virar o jogo de uma hora para a outra. Pelo menos as duas próximas corridas devem ser difíceis para eles e é a hora de Norris capitalizar para realmente colocar Verstappen sob pressão, lembrando que a diferença atual entre os dois é de 62 pontos, o que é o equivalente a mais do que duas vitórias.

Dá para a Audi ignorar a performance de Bortoleto?

Gabriel Bortoleto comemora vitória no GP da Itália de F2
Gabriel Bortoleto comemora vitória no GP da Itália de F2 Imagem: Julianne Cerasoli/UOL Esporte
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Na Fórmula 2, o brasileiro Gabriel Bortoleto venceu a corrida principal saindo da última colocação, e ainda colocou 10s no segundo colocado. O resultado veio do conjunto de um ritmo muito forte, do vice-líder do campeonato ficar fora de confusões em uma corrida na qual muitos pilotos saíram da pista, e a sorte com um Safety Car, embora seu time, a Invicta Racing, calcule que ele poderia ter conquistado o pódio mesmo sem a neutralização da prova.

É um resultado que vem na hora certa para o campeonato, já que ele diminuiu a desvantagem para o líder Isaac Hadjar para 10.5 pontos com três etapas para o final, e também para seu futuro. Bortoleto negocia com a Sauber, que se tornará equipe de fábrica da Audi em 2026, e o time quer definir quem será companheiro de Nico Hulkenberg até antes da próxima etapa da F1 e da F2, no Azerbaijão, em duas semanas.

Ele não é o favorito para a vaga. A equipe prefere ter, por um ano, a continuidade de Valtteri Bottas, ajudando na transição até que a Audi assuma o controle total. Mas o finlandês pressiona para assinar por mais duas temporadas.

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