Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Suspenso, Magnussen será substituído por Ollie Bearman no GP do Azerbaijão

O britânico Ollie Bearman terá sua segunda oportunidade de disputar uma corrida de Fórmula 1 nesta temporada após ser anunciado pela Haas como o substituto de Kevin Magnussen no GP do Azerbaijão, que será disputado dia 15 de setembro. O dinamarquês está cumprindo uma suspensão automática depois de estourar o limite de pontos de punição, sendo o primeiro da história a ser enquadrado neste tipo de pena.

Bearman disputa a Fórmula 2 neste ano, mas ao mesmo tempo ocupa a 15ª colocação no campeonato de pilotos da F1. Isso porque ele foi sétimo colocado no GP da Arábia Saudita quando atuou na Ferrari no lugar de Carlos Sainz, que tinha operado o apêndice. Bearman faz parte do programa de jovens pilotos da Scuderia italiana e acumula o cargo de piloto reserva da Ferrari e também da Haas, equipe que vai defender na próxima temporada.

Dentro da sua preparação para ocupar a vaga de titular, Bearman fez mais sessões de treinos livres do que o regulamentar para um piloto jovem. As regras obrigam cada piloto a ceder seu carro uma vez por temporada em um treino livre para um piloto ganhar experiência, e o programa do britânico era fazer seis aparições pela Haas. E ele acabou tendo ainda a sorte de ser o substituto em duas corridas.

"É definitivamente mais um desafio correr como piloto reserva, com tempo limitado de preparação, mas estou em uma boa posição de ter feito isso no início do ano com a Ferrari, então eu pelo menos recorrer a essa experiência. Também tive quatro sessões de TL1 com a Haas no VF-24 nesta temporada, então sem dúvida isso também será valioso para enfrentar o fim de semana de corrida completo em Baku. A equipe em um bom momento e farei o meu melhor para estar preparado com o tempo que temos à disposição. O objetivo é ter um fim de semana sólido no Azerbaijão."

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, já afirmou que, embora esteja definido que Magnussen está se despedindo do time - e, salvo alguma reviravolta, da F1 - e que Bearman será seu substituto na próxima temporada, o dinamarquês voltará ao cockpit do time na etapa seguinte, em Singapura.

"Esta é outra excelente oportunidade para Ollie e a equipe trabalharem juntos, desta vez durante todo um fim de semana de corrida, e ele não poderia pedir melhor companheiro de equipe do que Nico para lhe fornecer uma referência", salientou o japonês.

Hulkenberg também está de saída da Haas, pois fará parte do projeto da Audi a partir da próxima temporada. O time norte-americano está fechado com o "estreante" Bearman e Esteban Ocon.

O brasileiro Pietro Fittipaldi também é um dos reservas da Haas e voltará à função justamente no GP de Singapura. Durante o fim de semana do Azerbaijão, ele estará disputando a última etapa da Indy, campeonato que priorizou neste ano, correndo como titular. De qualquer maneira, faria mais sentido para a Haas colocar Bearman no carro para ajudar na sua preparação para o ano que vem.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.