Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

GP de Baku tem Leclerc na pole, surpresa argentina e Norris apenas em 16º

Chalres Leclerc comprovou a velocidade que já tinha mostrado nos treinos livres e que sempre costuma aparecer nas ruas de Baku e marcou a pole position para o GP do Azerbaijão. Oscar Piastri, da McLaren, vai largar em segundo, e Carlos Sainz, também da Ferrari, sairá em terceiro.

O líder do campeonato, Max Verstappen, não foi bem na parte decisiva do Q3 neste sábado (14) e vai largar apenas em sexto. Outro destaque da classificação foi o argentino Franco Colapinto, que colocou a Williams no nono lugar no grid logo em sua segunda corrida na F1.

Mas a grande surpresa da classificação foi a eliminação de Lando Norris ainda na primeira parte da definição do grid. Com isso, o vice-líder do campeonato, que a partir desta corrida ganha tratamento preferencial na McLaren para tentar disputar o título com Max Verstappen, vai largar apenas em 16º na corrida que começa às 8h da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília.

Norris terminou com o 17º tempo, mas ganhou uma posição no grid após a desclassificação de Pierre Gasly, que cometeu uma infração relacionada ao limite de fluxo de combustível.

Q1 Norris fica de fora da disputa logo de cara

A grande notícia do Q1 vinha sendo a performance do argentino Franco Colapinto, que chegou a ser mais rápido que o companheiro Alex Albon e passou para a segunda fase da classificação com sobras, na oitava colocação, em um fim de semana em que a Williams está andando muito bem, mesmo sem ter recebido a atualização que era aguardada para este GP e que vai estrear em Singapura na próxima semana.

A pista estava melhorando rapidamente, então mesmo os pilotos das equipes de ponta tiveram que fazer duas tentativas para não correrem risco de ficarem pelo caminho. Porém, quando o vice-líder do campeonato, Lando Norris, estava em sua segunda tentativa, ele atacou demais uma zebra e depois teve que tirar o pé por uma bandeira amarela, e abortou sua volta. Com isso, foi eliminado e vai largar na 16ª colocação.

Ficaram também pelo caminho logo no começo Daniel Ricciardo, com uma RB que tem sofrido para maximizar o novo assoalho que estreou na Itália, as duas Sauber, lembrando que Guanyu Zhou foi para a classificação já sabendo que seria último no grid por conta de uma punição pela troca do motor, e Esteban Ocon, que teve problemas técnicos em sua Alpine em dois dos três treinos livres.

Continua após a publicidade

Q2 Colapinto vai pra a disputa do top 10 em sua segunda classificação

O argentino Colapinto seguiu impressionando na segunda parte da classificação, colocando a Williams no sexto lugar e indo para o Q3 logo em sua segunda corrida na Fórmula 1. Ele, que bateu na primeira sessão de treinos livres e perdeu parte do segundo treino, já vinha andando rápido desde o terceiro treino livre. Seu companheiro, Albon, também passou para a fase decisiva, em décimo.

Quem também vinha andando bem, mas acabou não indo para o Q3 foi Oliver Bearman, que também faz seu segundo fim de semana na F1, embora este seja o primeiro completo. Ele andou o tempo todo na frente do companheiro de Haas, Nico Hulkenberg, e se classificou em 11º. Tsunoda, Gasly — que depois acabou sendo desclassificado por uma infração de combustível —, Hulkenberg e Stroll foram os outros eliminados no Q2.

Q3 Albon tem problema inusitado

Nas primeiras tentativas do Q3, Verstappen atacou a zebra de uma maneira parecida ao que Norris fez no começo da sessão, e foi só o sexto. E Lewis Hamilton foi apenas o sétimo, oito décimos atrás do mais rápido, Charles Leclerc, que comandava uma dobradinha da Ferrari. O heptacampeão reclamou via rádio das temperaturas de seu pneu. "Vamos lá, pessoal, vamos aumentar essas temperaturas".

Quando todos se preparavam para as últimas tentativas, a Williams liberou Albon com um equipamento de refrigeração ainda acoplado no carro. Como os fiscais de pista não podem tocar o carro, ele mesmo teve que retirá-lo e jogar fora, o que demorou e fez com que os pilotos tivessem que dar uma volta de aquecimento lenta para evitar a bandeira amarela causada pelo tailandês, que acabou não conseguindo fazer sua segunda tentativa. Com isso, ele foi superado por Colapinto.

Continua após a publicidade

Verstappen não conseguiu melhorar seu tempo, enquanto Piastri subiu bastante na segunda tentativa, mas cometeu um pequeno erro e não conseguiu superar Leclerc, que fez a pole com mais de três décimos de vantagem. A Ferrari tem o costume de andar bem em curvas fechadas e lentas, que são abundantes na pista de Baku. Mas o cuidado com os pneus será importante para que Leclerc consiga converter essa pole em vitória neste domingo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.