GP de Baku tem Leclerc na pole, surpresa argentina e Norris apenas em 16º
Chalres Leclerc comprovou a velocidade que já tinha mostrado nos treinos livres e que sempre costuma aparecer nas ruas de Baku e marcou a pole position para o GP do Azerbaijão. Oscar Piastri, da McLaren, vai largar em segundo, e Carlos Sainz, também da Ferrari, sairá em terceiro.
O líder do campeonato, Max Verstappen, não foi bem na parte decisiva do Q3 neste sábado (14) e vai largar apenas em sexto. Outro destaque da classificação foi o argentino Franco Colapinto, que colocou a Williams no nono lugar no grid logo em sua segunda corrida na F1.
Mas a grande surpresa da classificação foi a eliminação de Lando Norris ainda na primeira parte da definição do grid. Com isso, o vice-líder do campeonato, que a partir desta corrida ganha tratamento preferencial na McLaren para tentar disputar o título com Max Verstappen, vai largar apenas em 16º na corrida que começa às 8h da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília.
Norris terminou com o 17º tempo, mas ganhou uma posição no grid após a desclassificação de Pierre Gasly, que cometeu uma infração relacionada ao limite de fluxo de combustível.
Simply unbeatable today
-- Formula 1 (@F1) September 14, 2024
Pole in Baku - AGAIN - by 0.3 seconds #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/BZYcWOPcyk
Q1 Norris fica de fora da disputa logo de cara
A grande notícia do Q1 vinha sendo a performance do argentino Franco Colapinto, que chegou a ser mais rápido que o companheiro Alex Albon e passou para a segunda fase da classificação com sobras, na oitava colocação, em um fim de semana em que a Williams está andando muito bem, mesmo sem ter recebido a atualização que era aguardada para este GP e que vai estrear em Singapura na próxima semana.
A pista estava melhorando rapidamente, então mesmo os pilotos das equipes de ponta tiveram que fazer duas tentativas para não correrem risco de ficarem pelo caminho. Porém, quando o vice-líder do campeonato, Lando Norris, estava em sua segunda tentativa, ele atacou demais uma zebra e depois teve que tirar o pé por uma bandeira amarela, e abortou sua volta. Com isso, foi eliminado e vai largar na 16ª colocação.
Ficaram também pelo caminho logo no começo Daniel Ricciardo, com uma RB que tem sofrido para maximizar o novo assoalho que estreou na Itália, as duas Sauber, lembrando que Guanyu Zhou foi para a classificação já sabendo que seria último no grid por conta de uma punição pela troca do motor, e Esteban Ocon, que teve problemas técnicos em sua Alpine em dois dos três treinos livres.
Q2 Colapinto vai pra a disputa do top 10 em sua segunda classificação
O argentino Colapinto seguiu impressionando na segunda parte da classificação, colocando a Williams no sexto lugar e indo para o Q3 logo em sua segunda corrida na Fórmula 1. Ele, que bateu na primeira sessão de treinos livres e perdeu parte do segundo treino, já vinha andando rápido desde o terceiro treino livre. Seu companheiro, Albon, também passou para a fase decisiva, em décimo.
Quem também vinha andando bem, mas acabou não indo para o Q3 foi Oliver Bearman, que também faz seu segundo fim de semana na F1, embora este seja o primeiro completo. Ele andou o tempo todo na frente do companheiro de Haas, Nico Hulkenberg, e se classificou em 11º. Tsunoda, Gasly — que depois acabou sendo desclassificado por uma infração de combustível —, Hulkenberg e Stroll foram os outros eliminados no Q2.
Q3 Albon tem problema inusitado
Nas primeiras tentativas do Q3, Verstappen atacou a zebra de uma maneira parecida ao que Norris fez no começo da sessão, e foi só o sexto. E Lewis Hamilton foi apenas o sétimo, oito décimos atrás do mais rápido, Charles Leclerc, que comandava uma dobradinha da Ferrari. O heptacampeão reclamou via rádio das temperaturas de seu pneu. "Vamos lá, pessoal, vamos aumentar essas temperaturas".
Quando todos se preparavam para as últimas tentativas, a Williams liberou Albon com um equipamento de refrigeração ainda acoplado no carro. Como os fiscais de pista não podem tocar o carro, ele mesmo teve que retirá-lo e jogar fora, o que demorou e fez com que os pilotos tivessem que dar uma volta de aquecimento lenta para evitar a bandeira amarela causada pelo tailandês, que acabou não conseguindo fazer sua segunda tentativa. Com isso, ele foi superado por Colapinto.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberOh NO!!!!
-- Formula 1 (@F1) September 14, 2024
Albon leaves the pit lane with his airbox still attached, and is forced to park the Williams at pit exit!
We've never seen that one before #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/tMUwkuNfFu
Verstappen não conseguiu melhorar seu tempo, enquanto Piastri subiu bastante na segunda tentativa, mas cometeu um pequeno erro e não conseguiu superar Leclerc, que fez a pole com mais de três décimos de vantagem. A Ferrari tem o costume de andar bem em curvas fechadas e lentas, que são abundantes na pista de Baku. Mas o cuidado com os pneus será importante para que Leclerc consiga converter essa pole em vitória neste domingo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.