Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris é pole, em classificação surpreendente de Verstappen e Hamilton

Lando Norris fez a pole position para o GP de Singapura e vai dividir a primeira fila com Max Verstappen, que surpreendeu com uma Red Bull que não vinha tão bem na pista de Marina Bay. Outra surpresa do treino oficial deste sábado (21) foi Lewis Hamilton, que não tem se dado bem nas classificações neste ano e estava brigando com o carro, mas colocou a Mercedes na terceira posição.

Após o resultado, Verstappen deixou clara sua insatisfação pela punição que recebeu por falar palavrões na coletiva de imprensa. Ele disse aos jornalistas que só responderia suas perguntas fora da área de entrevistas oficiais, que é coordenada pela Federação Internacional de Automobilismo, entidade que o puniu.

Oscar Piastri, com a outra McLaren, foi o quarto. E as Ferrari, que pareciam ser as favoritas junto com as McLaren em Singapura, caíram de produção neste sábado: Charles Leclerc teve sua única volta no Q3 deletada por sair da pista, e o pole position do ano passado, Carlos Sainz, bateu na última curva, quando estava prestes a abrir uma volta rápida, e vai largar da décima colocação.

A largada para o GP de Singapura será às 9h da manhã deste domingo, pelo horário de Brasília.

Na "família" Red Bull, se por um lado Verstappen foi segundo e Yuki Tsunoda foi o oitavo, por outro a classificação foi complicada logo antes de uma decisão sobre o futuro de Liam Lawson e da formação das equipes para o ano que vem ou até mesmo para a próxima corrida: Sergio Perez vai largar em 13º e Ricciardo só em 16º.

Q1: Ricciardo eliminado no que pode ser a última classificação

O principal nome entre os eliminados foi Daniel Ricciardo, um dos personagens deste fim de semana. Isso porque ele espera ouvir notícias sobre seu futuro depois dessa prova, com a possibilidade, inclusive, de não estar na RB já a partir da próxima corrida. Ele larga em 16º e terá dificuldades para impressionar neste GP de Singapura

Max Verstappen quase acabou no muro após um desequilíbrio importante, mas conseguiu evitar o acidente e passou com tranquilidade, em segundo, mesmo socando o volante e reclamando de "idiotas atrapalhando o tempo todo". Ele se referia às duas Sauber, de Bottas e Zhou, que ficaram com as duas últimas posições do grid.

As Alpine também não foram nada bem e Esteban Ocon escapou da eliminação por apenas sete centésimos. Seu companheiro Pierre Gasly não conseguiu passar do Q1 e vai largar em 18º, na penúltima fila ao lado de Lance Stroll.

Continua após a publicidade

Franco Colapinto, em sua terceira sessão de classificação da carreira na F1, chegou a tocar o muro, mas conseguiu se recuperar e passou com muita tranquilidade, andando perto do companheiro de Williams, Alex Albon.

Q2: Perez e as Williams são eliminados

Verstappen continuou lutando com o carro na segunda parte da classificação, mas ao mesmo tempo sendo bem mais rápido que o esperado. George Russell reclamava muito da falta de aderência, inclusive dizendo que a inconsistência vinha dos pneus Pirelli e não do carro, pois o comportamento tinha mudado muito entre o terceiro treino livre e a classificação.

Albon fez uma reclamação semelhante e, depois das primeiras tentativas, nem ele nem Colapinto estavam no top 10. O rendimento de ambos não melhorou na segunda tentativa, deixando Albon irritado. "O que a gente está fazendo?", perguntou o tailandês à equipe.

Mas ambos conseguiram ficar à frente de Perez, que não passou da 13ª colocação com a Red Bull. O tempo dele foi nove décimos mais lento que o de Verstappen, mesmo com todas as dificuldades que o holandês visivelmente tinha para controlar o carro. O mexicano reclamou de falta de aderência. "Acho que meus freios estavam ficando muito quentes. Vamos precisar de alguma mágica amanhã. Mudamos muito o carro e acho que fomos na direção errada."

Outra grande diferença foi entre Hulkenberg, que passou fácil para o Q3, e Magnussen, eliminado junto de Ocon. Ou seja, Tsunoda e Alonso, que viram seus companheiros ficarem no Q1, passaram para a disputa do top 10.

Continua após a publicidade

Q3: Sainz bate abrindo volta rápida

A terceira parte da classificação teve uma bandeira vermelha demorada quando Carlos Sainz bateu na última curva, abrindo uma volta rápida. Apenas Piastri e Hulkenberg tinham feito tempos, e Verstappen passou logo depois do acidente, fez o melhor tempo, mas teve a volta deletada. Ele disse que levantou o pé quando viu o carro, mas passou tão perto do momento do acidente de Sainz que as bandeiras amarelas estavam sendo acionadas naquele exato momento.

A sessão foi reiniciada com ainda oito minutos pela frente, tempo suficiente para todos voltarem à pista. O companheiro de Sainz, Charles Leclerc, saiu da pista na única volta rápida que acabou tendo e vai largar ao lado de Sainz na quinta fila.

Sem as Ferrari na disputa, isso abriu a chance para Red Bull e Mercedes, que não vinham tão bem e fizeram muitas mudanças no carro entre a sexta e o sábado. Mesmo assim, é surpreendente que Verstappen e Hamilton tenham conseguido ficar à frente da McLaren de Piastri. O inglês da Mercedes, particularmente, estava muito feliz com a sensação que teve no carro na classificação.

"A classificação tem sido um desastre para mim e eu estou trabalhando muito. Do nada, o carro ganhou vida naquela volta. Meus mecânicos mudaram tudo no carro várias vezes neste fim de semana e eles fizeram um grande trabalho."

Continua após a publicidade

Mas ninguém foi tão rápido quanto Norris, que comemorou ter um carro em Singapura com o qual se sente confortável para forçar. Ele foi dois décimos mais rápido que Verstappen e quatro décimos mais veloz que o companheiro Piastri.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes