Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com lagarto na pista e sem aderência, Norris é o mais rápido em Singapura

A última sessão de treinos livres do GP de Singapura foi um show de carros escorregando nas curvas, sofrendo com a falta de aderência depois da tempestade que caiu na noite da sexta-feira na região do circuito de Marina Bay.

E quem se deu melhor mesmo com as condições difíceis foi Lando Norris, que já tinha sido o mais rápido da sexta-feira. O piloto da McLaren ficou em primeiro, seguido de George Russell, da Mercedes, e de Oscar Piastri, também da McLaren.

O terceiro treino livre demorou para começar depois de um lagarto entrar na pista. Os fiscais de pista tiveram trabalho para retirar o animal, que correu mais do que eles e acabou saindo. Curiosamente, um dos fiscais que está trabalhando na pista neste fim de semana é zoólogo.

Os carros voltam à pista para a classificação do GP de Singapura às 10h da manhã, pelo horário de Brasília, já à noite na cidade-estado asiática. As condições climáticas estão particularmente difíceis neste sábado, com a umidade relativa do ar tão alta que a sensação térmica é 10ºC mais alta do que a temperatura ambiente, atualmente em 30ºC.

Essa classificação é muito importante porque é muito difícil ultrapassar em Singapura. Então as equipes têm poucas horas para estudar os dados dessa sessão, que mostrou uma mudança bastante significativa no nível de aderência da pista, para entender qual é o melhor acerto.

Essa mudança na pista ajuda a explicar por que houve uma mudança grande na relação de forças entre as equipes. Dois carros que estavam sofrendo justamente com a falta de aderência no primeiro dia de atividades, de pista, a Mercedes e a Red Bull, pareceram melhorar. Lewis Hamilton saiu do carro na sexta-feira dizendo que não esperava estar sequer no top 10 neste sábado, e terminou o treino livre em sétimo. Verstappen foi 15º no segundo treino livre e quarto no terceiro.

Por outro lado, quem mais caiu de rendimento foi a Ferrari, que estava brigando com a McLaren pelas primeiras posições o tempo todo. Charles Leclerc reclamou bastante do comportamento do carro, tentou inclusive uma mudança na pressão dos pneus nos instantes finais, mas terminou em quinto lugar, uma posição à frente de seu companheiro Carlos Sainz.

Nada parece parar a McLaren, contudo. E nem a Williams, que novamente colocou ambos os pilotos no top 10 e está se firmando como a quinta força no campeonato desde a atualização do GP da Holanda. O time tem novas peças também estreando neste fim de semana.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes