TV Globo deve mostrar mais da metade das corridas da F1 em 2025
A volta da Fórmula 1 para a TV Globo ainda não está assinada, mas as bases do contrato estão acertadas entre as partes em princípio: confirmando-se a assinatura, a emissora carioca transmitirá 15 corridas ao vivo na TV aberta em 2025, mostrando as nove provas restantes no canal a cabo SporTV.
É importante ressaltar, no entanto, que o contrato da Globo com a Liberty Media não está assinado e a rescisão com a TV Bandeirantes também ainda não foi acertada em definitivo. O contrato atual da F1 com a emissora paulista vai até o final de 2025.
O número de corridas mostradas ao vivo é maior do que o inicialmente oferecido pela Globo à Liberty Media quando as partes voltaram a conversar de maneira mais séria, no ano passado. O foco da detentora dos direitos comerciais da F1 visa prioritariamente obter, no Brasil, números maiores de audiência.
Embora a TV Bandeirantes tenha um contrato que a obriga a mostrar não só todas as 24 corridas ao vivo, como também as sessões de classificação, com uma cobertura mais abrangente, a avaliação da Liberty é de que os números que a categoria terá na Globo com menos tempo no ar serão significativamente maiores.
As transmissões devem ser feitas de maneira mais estendida no SporTV, começando antes da largada e terminando depois da bandeirada, embora sem uma cobertura tão extensa quanto a atual da Band, que abre sua transmissão uma hora antes da largada em algumas praças (dependendo de acordos locais das filiais) e fica no ar até o final do pódio.
E a TV Globo, quando tiver a transmissão ao vivo, teria uma versão ainda mais condensada dessa mesma transmissão do SporTV.
As transmissões continuariam sendo feitas off tube, ou seja, sem que o narrador e comentaristas sejam enviados aos circuitos, e com um repórter in loco.
Nada muda com o aplicativo da F1
Outro ponto de interrogação quando as negociações começaram era o aplicativo da F1, chamado F1TV, cujas transmissões ao vivo eram bloqueadas no Brasil quando a Globo tinha os direitos de transmissão até 2020. Até porque ele foi um ponto de discussão importante quando esse acordo não foi renovado.
O aplicativo está disponível com todas as suas funcionalidades desde 2021, e continuará funcionando sem alterações se os direitos de transmissão realmente retornarem à Globo.
Embora não seja a única proposta que a Liberty Media tenha na mesa para a transmissão da F1 no Brasil, a previsão é de que esse novo acordo com a Globo deva se concretizar oficialmente dentro de dois meses.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.