Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Sainz lidera treino livre movimentado por novidades nos carros nos EUA

Carlos Sainz foi o mais rápido no primeiro e único treino livre para o GP dos Estados Unidos, em uma sessão movimentada, em que várias equipes testaram novidades importantes em seus carros. Seu companheiro de Ferrari, Charles Leclerc, foi o segundo, e Max Verstappen foi o terceiro. A próxima vez que os carros forem para a pista será para a classificação da sprint, a partir das 18h30 desta sexta-feira, pelo horário de Brasília.

O bom rendimento da Ferrari logo de cara não é uma surpresa, pois eles são os únicos dos times de ponta que não trouxeram novidades para a corrida de Austin, tendo uma base mais estável para trabalhar neste treino livre. Mas o próprio Leclerc adiantou antes mesmo de ir à pista que não espera estar na disputa pela vitória. Ele vê a Ferrari lutando para ser a terceira força com a Mercedes, com Red Bull e McLaren à frente.

A Red Bull, inclusive, está no centro das atenções depois que eles tiveram que fazer alterações na parte dianteira do carro para modificar um dispositivo que, em teoria, permitia que a altura do carro fosse modificada desde dentro do cockpit, permitindo que os pilotos ou mecânicos pudessem fazer essa alteração, importante para o rendimento do carro, entre a classificação e a corrida, o que não é permitido. A Red Bull garante que o dispositivo não poderia ser acessado tão facilmente, mas o CEO da McLaren, Zak Brown, disse antes do treino livre que os arquivos a que todas as equipes têm acesso mostram o contrário.

Mas essa não foi a única modificação feita pela Red Bull, que parecia mais equilibrada no primeiro treino livre. Eles usaram o que aprenderam com sua pior corrida do ano, em Monza, para compreender o que vinha dando errado e completaram as mudanças que começaram com a atualização do assoalho do GP do Azerbaijão.

À primeira vista, as novidades não pareceram ajudar o rendimento de Sergio Perez, 16º no treino. Mas o mexicano esteve próximo de Verstappen na maior parte da sessão, não conseguindo melhorar seu tempo apenas no final, quando a pista estava em melhores condições e vários pilotos fizeram tempos mais rápidos.

O carro da Red Bull parecia estar bem mais equilibrado que outro que estreou várias novidades: a Mercedes. Os dois pilotos rodaram durante a sessão, lembrando que havia rajadas de vento principalmente na primeira curva, que fica em um ponto mais alto do circuito que podem ter contribuído para isso. Mas, em vários momentos, foi notável que ambos os pilotos estavam com dificuldades com um carro que tem um pacote grande de mudanças, incluindo um novo assoalho, peça fundamental para o rendimento.

Buscando se aproximar de Verstappen na disputa pelo título de pilotos, Lando Norris foi o quarto colocado no primeiro treino livre, em que a McLaren também estreou novidades, ainda que não seja um pacote tão extenso. As mudanças estão principalmente na parte dianteira do carro, incluindo uma asa dianteira que foi dividida entre os dois pilotos nestes treinos livres e que será usada apenas por Norris ao longo do final de semana.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes