Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris surpreende, bate Verstappen e vai largar na frente no GP dos EUA

Lando Norris fez a pole position e vai largar na frente no GP dos Estados Unidos após disputa acirrada com Max Verstappen até os últimos instantes.

A classificação para a sprint e a corrida curta tinham deixado a impressão de que Verstappen tinha uma vantagem que não era grande, mas era constante. Mas Norris cresceu ao longo da classificação e foi 31 milésimos mais rápido que o holandês, em classificação que terminou com bandeira amarela após batida de George Russell.

"Sabe quando você faz uma volta e pensa 'vai ser difícil bater isso?'. Não temos o ritmo das Red Bull e das Ferrari aqui, eu tinha que fazer uma volta muito boa e consegui. É um bom lugar para começar a corrida", celebrou Norris, que ficou muito perto de sair da pista em vários momentos na volta, deixando claro que estava no limite.

Carlos Sainz vai largar em terceiro na corrida que começa às 16h deste domingo (20), pelo horário de Brasília. A competitividade em Austin está alta, com as Ferrari ficando devendo um pouco em ritmo de classificação, mas rendendo muito bem na corrida e podendo ser um fator importante no GP de amanhã.

Q1: Hamilton é eliminado logo de cara e vive "pesadelo" com o carro

Depois de seis pilotos terem voltas descartadas na classificação para a sprint e sabendo que o vento estava mais forte neste sábado na pista de Austin, manter-se na pista enquanto se buscava o limite era o grande desafio para a definição do grid para o GP dos Estados Unidos. Apenas nas primeiras tentativas do Q1, quatro pilotos tiveram voltas descartadas por terem saído da pista, incluindo Charles Leclerc e Lewis Hamilton.

Os dois pilotos tiveram destino diferente: Leclerc conseguiu passar com facilidade na segunda tentativa, enquanto Hamilton não fez boa volta. Na pista logo atrás do companheiro Russell, Hamilton foi seis décimos mais lento. Mesmo em um ano no qual tem tido dificuldades em classificações, a diferença foi muito maior do que o normal. "O carro está um pesadelo, acho que vou acabar largando do pitlane", disse Hamilton, prevendo que precisará fazer mudanças para ter uma boa corrida neste domingo.

Foi um resultado surpreendente levando em consideração ainda que Yuki Tsunoda teve duas voltas descartadas, não teve tempo de colocar pneus novos, e mesmo assim conseguiu passar para o Q2. Seu companheiro, Liam Lawson, estreando neste ano, foi o terceiro. Mas ele sabia que largaria em último por conta de uma punição pela troca do motor.

Continua após a publicidade

Hamilton ficou entre as duas Sauber na classificação, e Franco Colapinto cometeu um erro em sua tentativa final, não conseguindo repetir o desempenho surpreendente da classificação da sprint. As duas Williams, única escuderia ao lado da Ferrari que não tem atualizações nessa corrida, ficaram pelo caminho logo no Q1.

Q2: Estratégia da RB não funciona

Leclerc novamente começou a segunda parte da classificação com dificuldade, errando em sua primeira tentativa. Lá na frente, pela primeira vez, Lando Norris e a McLaren apareceram na primeira colocação, mas usando pneus novos, enquanto o rival Max Verstappen fez a primeira tentativa com pneus usados.

Leclerc conseguiu entrar no top 10, enquanto a tática da RB de usar Lawson, por conta da punição, para dar o vácuo ao companheiro Tsunoda não foi o suficiente para o japonês passar para o Q3. Ele foi eliminado junto de Hulkenberg, que errou na última tentativa, Stroll, Ocon e Lawson.

Isso significou que Magnussen foi para o top 10, andando com a atualização da Haas, que estava só no carro de Hulkenberg até então. E Fernando Alonso, após grandes mudanças de acerto, também foi para o Q3.

Q3: Detalhes decidem a pole e Russell acaba no muro

Antes das últimas tentativas, Norris ouviu de seu engenheiro para não tentar pilotar mais do que o carro podia, especialmente nas combinações de curvas. E ele conseguiu uma volta 31 milésimos mais rápida que Verstappen, que perdeu tempo na última curva. Antes disso, ele vinha fazendo uma volta melhor do que Norris, invertendo o que aconteceu na classificação da sprint, quando Norris vinha mais veloz que Verstappen até cometer um erro no último setor.

Continua após a publicidade

Os pilotos ainda voltaram para a pista. Verstappen vinha bem e principalmente Sainz vinha bastante forte, se colocando na briga pela pole. Mas ficamos sem saber o que aconteceria, já que Russell bateu forte, seu volante indicou que a batida tinha sido violenta o suficiente para que o carro médico tivesse que entrar na pista, e todos tiveram que recolher. "Carlos está falando que faria a pole, Max está falando que estava rápido. Se foi um pouco de sorte, eu aceito", disse Norris.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes