Pole Position

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Reportagem

GP do México: Datas, horários e tudo sobre a 20ª etapa do campeonato da F1

O GP da Cidade do México é um desafio único por conta da altitude, que afeta bastante o comportamento dos carros. Eles vão usar uma configuração parecida com a de Mônaco, mesmo em uma pista mais veloz, e isso pode ser uma boa notícia para a Ferrari, que vem de dobradinha em Austin e também foi vencedora nas ruas de Mônaco.

Sexta-feira, 25 de outubro

Treino livre 1 -15h30 (transmissão a partir das 15h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Treino livre 2 - 19h (transmissão a partir das 18h50 no BandSports, BandPlay e site da Band)

Sábado, 26 de outubro

Treino livre 3 - 14h30 (transmissão a partir das 14h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Classificação - 18h (transmissão a partir das 17h30 na Band, BandSports, BandPlay e site da Band)

Domingo, 27 de outubro

GP da Cidade do México - 17h (transmissão a partir das 16h30 na Band, BandPlay e site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM)

Raio-X do Circuito Hermanos Rodríguez

Distância: 4.304m

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Número de voltas: 71

Recorde em corrida: 1min17s774 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2021)

DRS - 3 zonas (com duas zonas de detecção)
DRS 1: Detecção antes da curva 10 e ativação entre as curvas 11 e 12
DRS 2: Detecção na curva 15 e ativação na reta principal e depois da curva 3

Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Resultado de 2023

Pole Position: Charles Leclerc (Ferrari/MON) - 1min17s166

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Pódio:

1º Max Verstappen (Red Bull/HOL) 2h02min30
2º Lewis Hamilton (Mercedes/ING) +13s875
3º Charles Leclerc (Ferrari/MON) +23s124

Características do Circuito Hermanos Rodríguez

  • As equipes usam sua configuração máxima de pressão aerodinâmica (como em Mônaco) e, ainda assim, os pilotos sentem muita falta de aderência nas freadas (como se estivessem em Monza). Isso tem a ver com a pouca resistência ao ar, relacionada à altitude.

  • O resultado são carros bastante nervosos também por outro fator: é um dos circuitos com menor rugosidade da temporada, ou seja, um dos mais lisos. Então o piloto consegue fazer muita diferença se controlar esse "nervosismo" dos carros. Sem que os pneus escorreguem, eles duram muito mais. E a Pirelli está mantendo a decisão tomada antes da corrida do ano passado de usar os pneus mais macios de sua gama no México.

  • Outro problema relacionado à altitude é a alimentação de oxigênio do turbo. A turbina passa a girar mais rápido para compensar e isso pode ser ruim para o desempenho de algumas unidades de potência. Também há dificuldades de refrigerar os freios e o carro como um todo. Mas simplesmente abrir todas as entradas de ar diminui a eficiência aerodinâmica do carro, então as equipes precisam encontrar um equilíbrio para se dar bem no México.

Curiosidades sobre o GP da Cidade do México

O início da história do GP do México remonta aos anos 1960. Este será o 24° GP no país. A primeira passagem da prova foi entre 1963 e 1970. Outras sete corridas foram realizadas de 1986 a 1992 e depois de uma ausência de 23 anos, a F1 voltou aqui em 2015. Todas as corridas aconteceram na pista que antes tinha o nome de circuito Magdalena Mixhuca e mais tarde foi rebatizado de Autódromo Hermanos Rodríguez, em homenagem aos irmãos Ricardo e Pedro Rodriguez, que correram na F1 nos anos 60.

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Max Verstappen já é o maior vencedor da história da etapa, com cinco conquistas, em 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023. Do atual grid, apenas Lewis Hamilton também venceu no país, em 2019 e 2016.

Assim como o GP de São Paulo, a prova foi rebatizada em 2021 como GP da Cidade do México, uma vez que o governo local assumiu o pagamento das taxas de realização da prova junto à F1 e deseja usar o evento como forma de promover o turismo na capital.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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