Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Drugovich espera ajudar a Aston e se divertir em seu 4º treino livre na F1

O brasileiro Felipe Drugovich estará no carro da Aston Martin na primeira sessão de treinos livres do GP da Cidade do México, a partir das 15h30, pelo horário de Brasília. Será sua primeira experiência com o carro de 2024 da equipe britânica e o primeiro de dois treinos livres que ele vai fazer nesta temporada.

Drugovich contou que primeiro fará testes aerodinâmicos, já que a Aston Martin busca entender o pacote de modificações que trouxe para o GP dos Estados Unidos, mas não descartou fazer uma saída com menos combustível no final.

"O plano é, antes de tudo, focar um pouco na equipe. Teremos algumas saídas para ajudar no desenvolvimento. Estou tentando ajudar o time a reunir alguns dados, e acho que vou conseguir me divertir um pouco no final, forçando um pouco. Mas normalmente é bem complicado, principalmente em uma pista nova para mim, então preciso ter cuidado com carro."

Essa será a quarta vez que Drugovich participará dos treinos livres da Fórmula 1. A estreia dele foi em Abu Dhabi, em 2022, e no ano passado ele andou na Itália e novamente em Abu Dhabi. Em 2024, o plano é que o brasileiro participe do primeiro treino livre na última corrida do ano mais uma vez. Essas participações cumprem uma regra da F1 que obriga cada piloto a ceder um treino livre para um piloto jovem por ano.

O plano inicial dessa temporada era que Drugovich fizesse uma sessão de treinos livres na Itália, mas houve uma mudança no asfalto na pista italiana e Fernando Alonso não quis perder nenhuma sessão. Dessa vez, a presença de Drugovich é até bem-vinda para o espanhol, que não foi para a pista na quinta-feira, dia de entrevistas e compromissos de divulgação, porque não estava se sentindo bem.

Alonso é um dos nomes deste fim de semana por estar completando 400 GPs na Fórmula 1, e Drugovich comentou sobre como têm sido esses últimos dois anos observando o trabalho do bicamepeão.

"Tem sido muito legal. Tentar entender o que ele faz e tudo o que ele faz na pista todos os finais de semana que estive como piloto reserva é muito legal. Acho que ele tem abordagens diferentes das que eu estava acostumado. E só de ver a maneira como ele aborda as coisas, acho que pilotar é provavelmente a coisa mais próxima do que fazemos. A abordagem que ele tem e a atenção aos detalhes são bastante impressionantes. Então tem sido muito legal trabalhar com ele."

A expectativa é de que Alonso esteja recuperado para voltar ao carro já a partir da segunda sessão, mas é claro que, se isso não acontecer, Drugovich é o substituto natural.

O campeão da Fórmula 2 em 2022 tem mais um ano de contrato com a Aston Martin, mas a equipe tem como política liberá-lo caso ele encontre uma oportunidade de correr que dificulte sua presença como reserva nos GPs, como já aconteceu durante várias etapas neste ano, em que ele competiu na Le Mans Series Europeia e nas 24 Horas de Le Mans.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes